Portaljipa
  •  
  •  

Sétima friagem de 2016 gera mais frio em Rondônia do que no Rio Grande do Sul

Ao mesmo tempo em que municípios da Região Sul do Brasil, em especial da faixa leste, tiveram uma madrugada e manhã de domingo (04) de céu nublado com chuva, no sul da Amaz...

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 04/09/2016 ÀS 16:44:25

Sétima friagem de 2016 gera mais frio em Rondônia do que no Rio Grande do Sul

Ao mesmo tempo em que municípios da Região Sul do Brasil, em especial da faixa leste, tiveram uma madrugada e manhã de domingo (04) de céu nublado com chuva, no sul da Amazônia, uma frente fria avançou com mais força derrubando as temperaturas.


O forte anticiclone, cujo núcleo atingiu a marca de 1040 hPa no centro-sul da Argentina, conseguiu escoar o vento gelado de sul para latitudes menores à leste da Cordilheira dos Andes, o que levou o ar frio até a região amazônica.


Municípios dos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia registraram, além de chuva e rajadas de vento, declínio mais acentuado de temperatura com a configuração da sétima friagem do ano.


nacional 04 09 16 1


Estações meteorológicas automáticas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram os menores valores de temperatura mínima de:


10,4°C em Comodoro, MT
11,4°C em Vilhena, RO
13,8°C em Epitaciolândia, AC


Em Mato Grosso, a capital Cuiabá registrou temperatura mínima de 12,1°C e em Salto do Céu, a mínima chegou a 11,2°C, apenas.


No mesmo período, Curitiba, no Paraná, teve mínima de 14,3°C, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, 14,7°C e Florianópolis, em Santa Catarina, 16,4°C, isso, dada à continentalidade do ar polar e à instabilidade ativa no sul brasileiro.


Dados meteorológicos
A carta sinótica elaborada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) às 06 horas (UTC) indicou o ramo frio chegando ao sul do estado do Amazonas e avançando desde o norte de Rondônia, centro de Mato Grosso, boa parte de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná e de Santa Catarina.


nacional 04 09 16 1


(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/Cptec/Inpe – Arquivo/TVCA)

 

Fonte - De Olho no tempo

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa