Portaljipa
  •  

Semana começa com alerta de chuvas intensas nesta 2ª feira em áreas do Norte e Centro-Oeste do Brasil

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 16/04/2018 ÀS 09:18:40

 Semana começa com alerta de chuvas intensas nesta 2ª feira em áreas do Norte e  Centro-Oeste do Brasil

A semana começa com previsão de chuvas intensas sobre a região Centro-Oeste e parte da região Norte, segundo mostram alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As precipitações devem elevar ainda mais os níveis de umidade no solo, beneficiando o desenvolvimento da segunda safra.

Segundo o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h). Apesar dos altos volumes, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/04 a 19/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/04 a 19/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Climatempo ressalta que as chuvas recentes têm beneficiado as lavouras da segunda safra de milho, feijão e as hortaliças, especialmente, nos estados de Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais. Por outro lado, as precipitações no Norte impactam a finalização da colheita da primeira safra, já com percentual grãos ardidos.

Em entrevista na semana passada ao Notícias Agrícolas, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, que a região central do país receberia instabilidades no final de semana, com possibilidade de chuvas, com a influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Veja mais:
» Chuvas voltam no final de semana para a região Sudeste e central; precipitações volumosas seguem sobre o Norte e Nordeste

As chuvas previstas para o final de semana sobre áreas da região Sudeste e Sul, no entanto, foram isoladas, segundo mostram dados de precipitação acumulada do Inmet nas últimas 24 horas.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Modelos meteorológicos estendidos, segundo Almeida, mostram a persistência das chuvas na faixa norte do país pelo até o dia 21. Após essa data, as chuvas devem ficar mais escassas na porção central do país, mas se concentram na região Sul até o dia 29.

Ainda nesta segunda-feira (16), são esperados altos acumulados em áreas de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de chuvas intensas também em localidades de Rondônia e declínio de temperatura Em Minas Gerais e São Paulo.

Colheita de soja da variedade NS 5445 Ipro na agropecuária Jacomina em Cruz Alta (RS)
Colheita de soja da variedade NS 5445 Ipro na agropecuária Jacomina em Cruz Alta (RS)

 
 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa