Portaljipa
  •  
  •  
  •  
  •  

Previsão de pancadas de chuva em Rondônia de domingo (25), até domingo (03) de eleições

No domingo (25/09) Haverá condição para pancadas de chuva a qualquer momento do dia que, localmente poderão ser fortes e vir acompanhadas de descargas elétricas e ev...

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 25/09/2016 ÀS 21:50:13

Previsão de pancadas de chuva em Rondônia de domingo (25), até domingo (03) de eleições

No domingo (25/09) Haverá condição para pancadas de chuva a qualquer momento do dia que, localmente poderão ser fortes e vir acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo na faixa entre o oeste do AM e o ES.


Na faixa entre o sul do TO, norte de GO e parte de MG a chuva será mais generalizada e o potencial para temporais é mais elevado. A partir do período da tarde haverá condição para pancadas de chuva entre RO, norte de MT, parte de GO, sul de MG e regiões serranas do RJ.


Um cavado na média troposfera favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva mais isoladas entre o nordeste do PR e sul de SP.


Na faixa entre o litoral paulista e a capital do RJ, o dia será de muita nebulosidade e chuvas isoladas. Próximo ao Recôncavo Baiano a chuva perderá intensidade e ocorrerá de forma mais fraca e isolada.


Na segunda-feira (26/09), a frente fria a frente fria se deslocará pelo litoral do ES e, com isso, as instabilidades seguirão organizadas entre o oeste de AM e do AC, passando por Rondônia até o litoral do Sudeste. Neste dia, as chuvas mais intensas e o maior potencial para temporais se concentrará entre o norte e leste de MG, ES, sul e da BA, norte de GO, no DF e no sul do TO.


No Sul, o frio começará a perder força, mas ainda haverá condição para formação de geadas nas serras gaúcha e catarinense e próximo a fronteira com o Uruguai.


Na terça-feira (27/09) e quarta-feira (28/09), a convergência de umidade permanecerá concentrada entre a Região Norte e o litoral do Nordeste onde ficarão concentradas as chuvas mais generalizadas e intensas.


Sobre o Recôncavo Baiano, incluída a Região Metropolitana de Salvador, a sequência de dias com precipitação de moderada a forte trará potencial para alagamentos e/ou deslizamentos. Também choverá em pontos do norte de MT, de GO e de MG, mas de forma mais isolada.


Na quarta-feira, uma frente fria de fraca atividade convectiva avançará pelo RS, mas sem grandes impactos na precipitação seu deslocamento trará apenas a queda das temperaturas.


Para os próximos dias, os modelos globais e regionais apresentam distribuição convergente em termos da espacialização da precipitação pelo território brasileiro. Apesar disso, nota-se algumas discrepâncias na intensidade da precipitação estimada.


Para 48h, o modelo regional BRAMS 5 km apresenta núcleos de precipitação acumulada mais elevados entre o oeste da BA e sul do TO enquanto os modelos globais (BAM e GFS) e o modelo ETA 15 km sinalizam para maiores volumes acumulados próximo ao litoral baiano.


Para 72hs, os modelos globais e regionais mantém uma convergência de umidade entre o oeste de AM e o litoral da BA. Apesar disso, o modelo ETA indica um alinhamento da precipitação também entre o norte de GO e o litoral do SE com forte intensidade sobre GO.




monitoramento 25 09 16 5




monitoramento 25 09 16 5




monitoramento 25 09 16 5


monitoramento 25 09 16 5

 

Fonte - De Olho no tempo

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa