Portaljipa
  •  
  •  

Onda de frio moderada chega nesta sexta (18), no Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas

 A terceira frente fria de novembro de 2016 chega em Rondõnia nas primeiras horas da próxima sexta-feira, dia 18. Esta deverá ser mais forte que as anteriores deste mês...

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 17/11/2016 ÀS 18:01:17

Onda de frio moderada chega nesta sexta (18), no Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas

 A terceira frente fria de novembro de 2016 chega em Rondõnia nas primeiras horas da próxima sexta-feira, dia 18. Esta deverá ser mais forte que as anteriores deste mês, pois os ventos de sudeste serão intensos, com rajadas que poderão superar 40km/h em alguns pontos. Logo após a passagem desta frente fria, uma massa de ar frio, de origem polar, declina a temperatura no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e no sul e sudoeste de Mato Grosso. É bom lembrar que frente fria é um fenômeno meteorológico, em geral, de curta duração e que não é a causa do declínio da temperatura. O frio só ocorre se a frente fria for sucedida pela incursão de uma massa de ar frio polar. Na próxima sexta-feira, ocorrerá, sim, incursão de ar frio, mas em pequenas proporções. O fenômeno poderá até ser classificada como uma friagem leve ou moderada.


Em mais de 100 anos de monitoramento meteorológico no Brasil, não há registro de friagem no sul da Amazônia em pleno mês de novembro. Esta seria a nona friagem de 2016 avançando entre o AC, AM, MT e RO a partir da próxima madrugada.


 ALERTA DE TEMPORAIS E POSSIBILIDADE DE TRANSTORNOS


Nesta quinta-feira, dia 17, e na sexta-feira, dia 18, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes e volumosas, ventanias perigosas, muitos raios e possibilidade de queda pontual de granizo, em áreas do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Amazonas, da Bolívia e do Peru. As causas desses temporais são a aproximação e a chegada dessa frente fria e o seu choque com o calor e a umidade existentes na região. Essas condições meteorológicas provocam perturbações na atmosfera, cujo.



 




 

Fonte - Portaljipa.com.br

Fotográfo - satelite.cptec.inpe.b

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa