Fechar
Popup
Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Oceano Atlântico tem três furacões ao mesmo tempo: Irma, Jose e Katia

Furacão Irma atinge o Caribe e provoca destruição e mortes Há pelo menos 11 mortos. Impacto na costa da Flórida deve ser 'devastador'.

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 07/09/2017 ÀS 23:10:52

Oceano Atlântico tem três furacões ao mesmo tempo: Irma, Jose e Katia

As condições meteorológicas como temperatura da superfície do mar, cisalhamento do vento e atual posição da Oscilação Madden Julian (OMJ) permitiram a rápida evolução e intensificação de sistemas tropicais sobre o Oceano Atlântico Norte nas últimas 96 horas.

Além do furacão “Irma”, considerado um dos mais fortes já registrados em todo o planeta e correndo o risco de se igualar ao supertufão “Haiyan”, de 2013, que devastou parte das Filipinas com ventos de mais de 300 km/h, duas novas tormentas tropicais foram elevadas para a categoria de furacão nesta quarta-feira (06) pelo National Hurricane Center (NHC), “Jose” e “Katia”.

internacional 01 09 17 1

O furacão “Jose”, próximo da lista alfabética, formou-se sobre o centro do Oceano Atlântico Norte, ao norte do Brasil, mas bem distante de terras brasileiras, com mais de 1.400 quilômetros de distância do litoral do estado do Maranhão.

O NHC informou que “Jose” atingiu o status de um furacão de categoria um na Escala Saffir-Simpson, com ventos de até 120 km/h. A previsão é de que a tormenta avance para águas do Caribe devendo alcançar a categoria três, com ventos entre 178-210 km/h. Regiões agora afetadas pelo furacão “Irma” podem sofrer novas tragédias decorrentes de “Jose”.



internacional 01 09 17 1

Já no Golfo do México, próximo ao litoral do estado mexicano de Tamaulipas, formou-se o furacão “Katia”, também com status de categoria um, com ventos de até 120 km/h. A projeção é de que a tormenta não evolua tanto e provoque chuvas volumosas limitadas ao litoral mexicano.

internacional 01 09 17 1

Já o furacão “Irma” segue em sua potência máxima e mesmo após ter feito landfall (tocado o solo) em vários países, o que naturalmente enfraquece a estrutura de sistemas tropicais, as águas quentes do Oceano Atlântico, com temperatura de até 30°C e o cisalhamento (corte) do vento permitem sua regeneração, o que deixa em alerta agora áreas de Bahamas, Cuba, Haiti e República Dominicana, além dos Estados Unidos, sendo o estado da Flórida, o mais afetado pela tormenta até domingo (10).

internacional 01 09 17 1

O feito não é inédito. Em setembro de 2015, quatro furacões atuaram ao mesmo tempo no Oceano Pacífico 

 

Fonte - De Olho no tempo

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa