Fechar
Popup
Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Nova frente fria avança e chega em Rondônia a partir da noite deste sábado (03)

O tempo vai mudar novamente em Rondônia com a chegada de mais uma frente fria. Neste sábado (03/09)  o sistema chega ao sul rondoniense e ao Vale do Guaporé. Nestas &aac...

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 03/09/2016 ÀS 16:24:26

Nova frente fria avança e chega em Rondônia a partir da noite deste sábado (03)

O tempo vai mudar novamente em Rondônia com a chegada de mais uma frente fria.


Neste sábado (03/09)  o sistema chega ao sul rondoniense e ao Vale do Guaporé. Nestas áreas o tempo vai variar de nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia. Nas demais áreas o sol ainda predomina pela manhã, mas ao longo do dia o tempo fecha e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. este sistema avançará até esta noite para o extremo sul de RO, sul de MT e centro-oeste de MS, onde haverá queda significativa nas temperaturas entre hoje e amanhã.



Já no domingo (04) a frente fria atua em todas as regiões de Rondônia e deixará o dia com tempo variando de nublado a encoberto. O sol praticamente não aparece e há possibilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia. Este sistema traz mais um evento de friagem ao estado, que chega um pouco mais forte do que a friagem que chegou no início dessa semana. A friagem já atuará no sul rondoniense e no Vale do Guaporé no sábado. Nas demais áreas, inclusive a capital, a friagem só atuará no domingo. Há possibilidade de chuva forte em todo o estado no sábado.




Além disso, com o avanço deste sistema, a instabilidade se intensificará em parte do centro-sul do Brasil e com a atuação do outro cavado mais ao norte, que reforçou o avanço do ar frio neste sábado sobre o sul da Região Norte, avançará para leste e alinhará a instabilidade em parte do interior do Brasil.




No decorrer da terça-feira os cavados comentados entram em fase, porém a baroclinia se encontra mais sobre o Atlântico, onde estará o sistema frontal. Então, não haverá avanço do ar frio pelo interior das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas a instabilidade persistirá, com o escoamento em 850 hPa e em altitude.




Enquanto um indica o sistema mais a oeste e deixa ainda com chance de chuva o interior da Região Sul, o outro indica o sistema mais a leste e ?limpa? o tempo neste setor. A partir da terça-feira o tempo começará a ficar mais seco do oeste da Região Sul do Brasil para o leste gradativamente.



monitoramento 03 09 16 6


monitoramento 03 09 16 6


monitoramento 03 09 16 6


monitoramento 03 09 16 6


 

 

Fonte - Da Redação

Fotográfo - Cptec/Inpe

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa