• Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Expojipa2 019
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Gráfico de Previsão - Frente fria raro para o mês de agosto se aproximando da Amazônia

    Modelo europeu ECMWF, o qual utilizamos como base nos boletins para as emissoras de rádio parceiras, junto com o ETA do Cptec/Inpe, é considerado o supercomputador mais estável do...

    Meteorologia
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 17/08/2016 ÀS 17:52:01

    Gráfico de Previsão - Frente fria raro para o mês de agosto se aproximando da Amazônia

    Modelo europeu ECMWF, o qual utilizamos como base nos boletins para as emissoras de rádio parceiras, junto com o ETA do Cptec/Inpe, é considerado o supercomputador mais estável do mundo, pois oscila muito pouco entre uma rodada e outra.


    O ECMWF, há dias, vem indicando o aumento da precipitação no raio de abrangência das emissoras e forte resfriamento a partir de domingo (21).


    Até o domingo, muitas correções serão feitas pelo ECMWF e pelos demais modelos, pois isso é natural mediante o deslocamento das massas polares, da posição do vento e a formação de sistemas, cujos modelos não conseguem "enxergar".


    Começamos nesta quarta-feira (16) a indicar nos boletins, a nova virada do tempo prevista nos próximos dias.


    Além da propagação de uma baita frente fria, que tende a levar chuva até RO - incomum, raro mesmo para o mês de agosto - o sistema virá precedido de forte invasão polar.


    Seria a massa polar mais intensa de 2016, tecnicamente, pois as simulações indicam um núcleo de 1037 hPa.


    (Quando acima de 1013 hPa, que é a unidade de medida da pressão atmosférica, temos um sistema de alta pressão, portanto, de tempo bom. Quando abaixo de 1013 hPa temos um sistema de baixa pressão, que gera chuva).


    Massas polares acima de 1030 hPa são consideradas fortes, mediante o seu tipo de deslocamento.


    As continentais, cujo núcleo posiciona-se no centro-norte da Argentina e possuem facilidade para escoar até a Amazônia. E as oceânicas, onde o núcleo fica no Atlântico e o resfriamento é acompanhado de vento na faixa leste.


    A alta do próximo fim de semana é continental, o que leva à confiabilidade de o ar frio chegar até o sul do AM e causando a friagem também no AC, MT e RO.


    O meteograma (gráfico de previsão) rodado pelo ECMWF na noite de hoje espelha bem a quantidade de chuva prevista para cada rádio e o declínio gradativo da temperatura.


    O ponto final do meteograma indica a temperatura ao final da noite de domingo, portanto, sendo a temperatura mínima do dia.


    Isso nos leva a esperar valores ainda mais baixos para a madrugada de segunda-feira, onde a mínima sempre é registrada entre 6 e 7 horas.


    Quando o núcleo da alta atravessa o Brasil, partindo do centro-norte da Argentina para o Oceano Atlântico, temos o registro ápice do ar polar. E isso deve ocorrer, provavelmente, na terça-feira.


    Então, podemos esperar, em virtude do pouco tempo que falta para a data prevista, que a próxima frente fria tem tudo para ser a mais forte do ano, até o momento e impactar imediatamente a população.


    Primeiro com a chuva em algumas cidades, depois o vento frio gelado e em seguida o frio.


    O mesmo ECMWF projeta geada ampla e de forte intensidade na segunda e terça-feira nas áreas das emissoras parceiras do PR, RS, SC e SP, mas dependendo do deslocamento violento do ar polar, já no domingo podemos ter geada no extremo oeste.


    Há também indicativo para precipitação de neve entre o nordeste gaúcho, meio-oeste e planalto sul catarinense, sul paranaense e até mesmo na Serra da Mantiqueira, entre MG, RJ e SP. O último registro de neve na Mantiqueira foi em 1998.


    Seguimos com cautela informando os ouvintes durante a programação e mantendo as emissoras informadas do que pode acontecer, caso a previsão dos modelos se confirme.


     

    Fonte - De Olho no tempo

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08