• Faculdade UNIJIPA
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Odonto Malini
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Auto Escola Norte
  • Viva Bela Cosméticos
  • Frente fria traz chuva, ventania e queda de temperatura do RS ao AC, alerta Cptec/Inpe

    Meteorologia
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 02/06/2018 ÀS 13:27:30

    Frente fria traz chuva, ventania e queda de temperatura do RS ao AC, alerta Cptec/Inpe

    O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) alerta para a mudança de tempo a partir desta quinta-feira (31) em parte do Brasil.

    Uma frente fria deve avançar pelo interior do continente provocando chuva e que pode ser forte, além de rajadas de vento, inicialmente na metade oeste da Região Sul e logo após no sul de Mato Grosso do Sul.

    O ar polar que vem na retaguarda do sistema empurrará o ramo frontal até a Amazônia, onde a terceira friagem de 2018 pode se configurar entre o Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, ainda que fraca.

    No mesmo teor de deslocamento, moradores do Espírito Santo, sul de Goiás, centro-sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, até domingo (03/06), também devem sentir os efeitos do sistema frontal. Segue abaixo, texto divulgado pelo órgão:

    "Nesta quinta-feira o deslocamento do sistema frontal sobre o RS provocará temporais isolados, com condições para queda de granizo em algumas localidades, principalmente no centro-oeste do estado. A partir da tarde as pancadas de chuva, que localmente também serão fortes, deverão atingir o oeste de SC, do PR e o extremo sul de MS. A previsão é que este sistema frontal avance pela Região Sul entre a sexta-feira (01/06) e o sábado (02/06) sobre a Bolívia e parte do Centro-Oeste do Brasil. Entre a tarde desta quinta-feira (31/05) e ao longo da sexta-feira (01/06), a o avanço da frente fria também também poderá provocar temporais nas demais áreas da Região Sul e também no sul de MS. A tendência é que o ar frio associado ao sistema frontal provoque forte queda das temperaturas na Região Sul e queda das mínimas também em pontos de SP e do MS no domingo (03/06). Entre o domingo (03/06) e a segunda-feira (04/06) a temperatura máxima deverá sofrer um declínio entre o MT, sul de RO, AC e sudoeste do AM."

    A projeção do Cptec/Inpe sobre a carta sinótica de superfície leva a frente fria até o sul do Acre no final de semana e com leve ondulação estacionária sobre São Paulo no sábado.

    monitoramento 01 05 18 1

    monitoramento 01 05 18 1

    monitoramento 01 05 18 1

    Abaixo, a projeção de vento sobre o nível de 925 hPa (750 metros de altitude) feita pelo modelo European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF) mostrando a penetração do ar polar para latitudes menores.

    monitoramento 01 05 18 1

    monitoramento 01 05 18 1

    monitoramento 01 05 18 1

    E o campo de temperatura em superfície mostrado pelo mesmo modelo indicando a queda de temperatura no interior da América do Sul.

    monitoramento 01 05 18 1

    monitoramento 01 05 18 1

    monitoramento 01 05 18 1

    (Crédito das imagens: Arquivo/DONTM – Reprodução/Cptec/Inpe/Weather US)


     

    Fonte - De Olho No Tempo

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08