Portaljipa
  •  
  •  

Frente fria chega nesta segunda-feira com ventos fortes, queda brusca da temperatura em RO, AC e MT

Frente fria configura quinta friagem de 2017 na Amazônia. Frio será mais intenso em MT e RO do que no PR, segundo Cptec/Inpe O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáti...

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 19/06/2017 ÀS 05:29:25

Frente fria chega nesta segunda-feira com ventos fortes, queda brusca da temperatura em RO, AC e MT

Frente fria configura quinta friagem de 2017 na Amazônia. Frio será mais intenso em MT e RO do que no PR, segundo Cptec/Inpe


O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) prevê o deslocamento de uma frente fria nas próximas horas pelo interior do Brasil, mas com maior intensidade desta vez entre as Regiões Centro-Oeste, Norte e Sul.


De acordo com o órgão, o sistema frontal avançará ao longo desta segunda-feira (19) pela Região Sul e com penetração sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul chegando ao estado de Rondônia e configurando a quinta friagem de 2017 sobre a Amazônia Legal.


“A semana iniciará com o avanço de uma frente fria, que já atua no país desde o domingo, pelo interior do Brasil e deverá causar a queda acentuada das temperaturas máximas entre o sul de RO, sudoeste de MT, oeste e sul de MS, SC e parte do PR. Nestas localidades a temperatura mínima deverá ocorrer no período da noite. Além disso, as temperaturas, tanto máximas, quanto mínimas, deverão permanecer em queda no RS e na serra já haverá chance de geada ao amanhecer. Na terça-feira (20/06) a frente fria não avançará mais pelo interior do país, mas avançará para parte do Sudeste e as temperaturas estarão em declínio em SP e no sul do RJ. A partir de quarta-feira (21/06) a frente atuará de forma estacionária, já afastada do continente, e as temperaturas estarão em gradativa elevação, porém ainda relativamente mais baixas na faixa lestedas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, pelo menos até a quinta-feira.”




monitoramento 01 06 17 1


monitoramento 01 06 17 1


monitoramento 01 06 17 1


Simulações numéricas apontam que este deve ser o resfriamento mais intenso do ano – até o momento – em muitas cidades de Mato Grosso e Rondônia, principalmente.


Com o ar polar mais “aprisionado” no interior do continente, as temperaturas tendem a cair mais na Amazônia do que no norte da Região Sul, como em boa parte do Paraná, por exemplo.


No Sudeste, também há indicativo de queda de temperatura entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e ainda assim, municípios de Mato Grosso e Rondônia terão marcas bem mais baixas de temperatura dada à continentalidade do ar polar.


Confira abaixo, a projeção de temperatura feita pelo modelo BRAMS do Cptec/Inpe e a temperatura nos próximos dias para algumas cidades.


 


monitoramento 01 06 17 1


monitoramento 01 06 17 1

 

Fonte - De Olho no tempo

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa