Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Frente fria chega nesta segunda (20), trazendo muita chuva sobre o AC, RO, AM e norte de MT

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 16/11/2017 ÀS 04:00:50

Frente fria chega nesta segunda (20), trazendo muita chuva  sobre o AC, RO, AM e  norte de MT

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) adverte para a mudança significativa do tempo nos próximos dias no Sul do Brasil devido à configuração do Jato de Baixos Níveis (JBN), além da propagação de cavados em médios níveis e à intensa divergência do vento em altos níveis.

"Entre quinta-feira (16/11) e a noite de sábado (18/11) área de instabilidades, associadas ao escoamento do Jato de baixos Níveis (JBN), cavado em médios níveis e a intensa divergência em altitude, se formarão em áreas do centro e oeste de SC e do PR, noroeste do RS e sul do MS. Essas áreas de instabilidades deverão provocar tempo severo nas localidades citadas acima, associadas a queda de granizo, rajadas de vento e acumulados pontuais de precipitação. No sábado, a chegada de uma frente fria ajudará a instabilizar ainda mais essas localidades. Entre domingo (19/11) e segunda-feira (20/11) a frente fria se deslocará para a Região Sudeste, Centro-Oeste e RO, também trazendo grandes volumes de precipitação. Na segunda-feira atuará sobre o oceano e se alinhará com um canal de umidade, dando a tendência de formação de uma nova ZCAS entre RO, MT, norte de MS e SP."

Tudo isso dará suporte à organização de células de temporal, que terão início já na quinta-feira (16) sobre a Argentina e Paraguai e com deslocamento para o oeste da Região Sul, inicialmente.

O órgão prevê a possibilidade de temporais com aguaceiros, granizo, raios e ventos fortes, o que pode gerar impacto à população, com danos materiais, principalmente.

Com a passagem de uma frente fria na sequência, a banda de nebulosidade e chuva avançará até o estado de Rondônia na segunda-feira (20), quando haverá suporte dinâmico à formação de um novo evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Desta vez mais ao sul do evento atual, e que proporcionará chuvas acumulativas entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, com posterior deslocamento para Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nos próximos sete dias, modelos numéricos indicam taxas acumulativas de precipitação superior a 100 milímetros em vários pontos.

Na sexta-feira, o Cptec/Inpe prevê pressão de apenas 996 hPa no noroeste do Paraguai, evidenciando a Baixa do Chaco e que será alimentada pelo ar quente do JBN.

monitoramento 01 11 17 1

Os modelos numéricos concordam com a mudança de tempo no Sul e com a formação da ZCAS nos dias subsequentes.

monitoramento 01 11 17 1

monitoramento 01 11 17 1

monitoramento 01 11 17 1

monitoramento 01 11 17 1

monitoramento 01 11 17 1

monitoramento 01 11 17 1

Abaixo, projeção de precipitação acumulada até terça-feira (22), segundo o modelo Global Forecast System (GFS).

monitoramento 01 11 17 1

(Crédito das imagens: Arquivo/DONTM – Reprodução/Cptec/Inpe – Reprodução/NCEP – Reprodução/Pivotal Weather)


(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

 

Fonte - De Olho no tempo

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa