• Chácara da Sefin
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Auto Escola Norte
  • Frente fria chega nesta quinta (01) e deixa o tempo seco no Acre e Rondônia

    A frente fria – que são aqueles ventos que antecedem a massa de ar frio polar – chegará ao leste e ao sul do Acre e ao sul e oeste de Rondônia, durante a tarde ou nas p...

    Meteorologia
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 30/05/2017 ÀS 19:12:13

    Frente fria chega nesta quinta (01) e deixa o tempo seco no Acre e Rondônia

    A frente fria – que são aqueles ventos que antecedem a massa de ar frio polar – chegará ao leste e ao sul do Acre e ao sul e oeste de Rondônia, durante a tarde ou nas primeiras horas da noite da próxima quarta-feira – 31/5/2017 -, com fortes rajadas de vento da direção sudeste. Na sequência, já no dia seguinte, primeiro de junho, uma massa de ar frio polar começará a penetrar.
    Nas nossas análises de hoje, 29 de maio, a perspectiva é de que a temperatura caia, mas não muito. Essa onda de frio atingirá a Amazônia sul-ocidental com intensidade moderada, sendo que as mínimas deverão oscilar entre 14 e 18ºC, no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e em parte de Mato Grosso, inclusive, em Cuiabá.


    Entretanto, será com a próxima onda de frio – a que chegará no último dia de maio – que o período seco começará a se manifestar com mais rigor na Amazônia Ocidental.
    Assim, os primeiros dias de junho já serão bastantes secos e, com a chegada de outras ondas de frio previstas para junho, a projeção é de que o ano de 2017 tenha seca severa, principalmente, no Acre e em Rondônia.
    A partir de agora, as chuvas ocorrerão, mas serão do tipo frontal, ou seja, causadas pela chegadas de frentes frias. Poderão ser chuvas fortes, mas passageiras. O predomínio, neste inverno, que tem início no próximo dia 20 – pelo horário de Rio Branco – será de baixa umidade do ar. Durante alguns dias, os registros poderão ser inferiores a 30%, com muito sol e elevada radiação ultravioleta.
    Acompanhe nossas novas publicações sobre essa onda de frio que começa a se formar e que deverá atingir a Amazônia, pois poderão ocorrer alterações, para mais ou para menos, nas nossas projeções publicadas no momento.


    Cartas sinóticas abaixo elaboradas pelo Cptec/Inpe ilustram o deslocamento do sistema frontal nos próximos três dias.


    monitoramento 18 04 17 1


    monitoramento 18 04 17 1


    monitoramento 18 04 17 1


    Temperatura sobre o nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) prevista pelo modelo norte-americano GFS denunciando a entrada do ar polar na noite de quinta-feira.


    monitoramento 18 04 17 1


    Anomalia de temperatura, também sobre o nível de 850 hPa, indicada pelo GFS, para o mesmo horário.


     


    monitoramento 18 04 17 1

     

    Fonte - Das Agências

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08