• Materjipa Materiais para Construção
  • Auto Escola Norte
  • Viva Bela Cosméticos
  • Odonto Malini
  • Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Expojipa2 019
  • Frente fria aumenta nesta segunda (22), sobre o AC, RO, AM e norte de MT

    PREVISÃONeste domingo (21/08) a frente fria que se formou ontem deverá se deslocar até o sul do AM, nordeste de MT, norte de GO, oeste- centro-leste de MG e sul do ES. O cavado f...

    Meteorologia
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 21/08/2016 ÀS 16:15:42

    Frente fria aumenta nesta segunda (22), sobre o AC, RO, AM e  norte de MT

    PREVISÃO
    Neste domingo (21/08) a frente fria que se formou ontem deverá se deslocar até o sul do AM, nordeste de MT, norte de GO, oeste- centro-leste de MG e sul do ES.


    O cavado frontal associado a frente deverá favorecer o aumento da instabilidade baroclínica sobre o AC, RO, norte de MT, grande parte de GO, norte do RJ e centro-sul do ES, onde deverão ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento.


    Devido ao deslocamento do anticiclone pós-frontal de forma mais continental a temperatura máxima de hoje deverá ter declínio significativo em parte das áreas do Norte, Centro-Oeste, e Sudeste do Brasil, sendo que nas áreas do Norte e Centro-Oeste brasileiro poderão ocorrer fenômenos de friagem, principalmente amanhã (22/08).


    O escoamento associado ao anticiclone (já comentado) deverá aumentar o transporte de ar relativamente mais úmido e frio para áreas do leste de SC, do PR, SP e sul do RJ, desta forma ocorrerá chuva ao longo do dia sobre essas localidades.


    Nas áreas de serra do RS e de SC a temperatura baixa (em torno de 0°C), juntamente com aporte de umidade devido o escoamento de sul deverá favorecer a ocorrência de neve (a possibilidade é baixa, porém não é descartada) sobre essas áreas na noite deste domingo e/ou madrugada da segunda-feira.


    Na segunda-feira o cavado frontal associado a frente fria deverá se deslocar mais para nordeste, sendo que a frente se deslocará mais rapidamente pelo oceano até o sul da BA.


    Nesse dia o sistema frontal já estará atuando de forma mais oceânica sobre o leste e sul da BA o que deverá favorecerá a convergência de umidade e ocorrência de chuva isolada entre o ES e sul da BA.


    Entre o final de segunda-feira até o final da quarta-feira (24/08) o frio ainda atuará sobre o centro-sul do Brasil, já no leste dessas áreas ainda haverá condição de chuva fraca e isolada.


    A partir de quinta-feira (25/08), o anticiclone começará a se acoplar a ASAS e o vento começará a se tornar de quadrante norte, favorecendo a gradativa elevação das temperaturas. Na sexta-feira (26/08) outro sistema frontal deverá passar pelo litoral da Região Sul do Brasil.


    monitoramento 21 08 16 7


    monitoramento 21 08 16 7


    monitoramento 21 08 16 7


    monitoramento 21 08 16 7


    monitoramento 21 08 16 7


    (Fonte da informação: Cptec/Inpe)

     

    Fonte - De Olho no tempo

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08