Fechar
Popup
 
 
 
 
  • Q FOME
  • Viva Bela Cosméticos
  • Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • AABB-JIPA - Associação Atlética Banco do Brasil
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Confira a previsão climática para novembro, dezembro e janeiro de 2016

    Para o trimestre NDJ/2015-16 deve prevalecer o padrão espacial de distribuição das chuvas sobre o Brasil típico das condições de El Niño, onde se deve ...

    Meteorologia
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 04/11/2015 ÀS 03:57:07

    Confira a previsão climática para novembro, dezembro e janeiro de 2016

    Para o trimestre NDJ/2015-16 deve prevalecer o padrão espacial de distribuição das chuvas sobre o Brasil típico das condições de El Niño, onde se deve esperar chuvas abaixo da média climatológica no extremo Norte e Nordeste do país, assim como chuvas acima da média na região Sul.



    A previsão climática por consenso indica maior probabilidade dos totais pluviométricos sazonais ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal climatológica em grande parte das Regiões Norte e Nordeste, com distribuição de probabilidade de 20%, 30% e 50% para o extremo norte da Região Norte e de 25%, 35% e 40% na faixa que vai do Amazonas ao noroeste da Bahia e interior do Nordeste, respectivamente, para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica.
    Para a Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal climatológica no centro-sul da Região, com probabilidades de 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.
    Para a região que compreende o sul dos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Paraná e o nordeste de Santa Catarina, a previsão por consenso indica maior probabilidade das chuvas situarem-se dentro da faixa normal climatológica, a saber: 35%, 40% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.


    monitoramento 03 11 15 2
    A análise de campos precursores indica maior probabilidade de que ocorra o início tardio do período chuvoso na grande área central do Brasil.
    Nas demais áreas do País, a previsão por consenso indica igual probabilidade para as três categorias: acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica.
    Ressalta-se que na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País, os modelos numéricos apresentam baixa confiabilidade na previsão.
    Por outro lado, a análise de campos precursores indica maior probabilidade de que ocorra o início tardio do período chuvoso na grande área central do Brasil.
    A previsão por consenso indica temperaturas variando em torno a acima dos valores normais na maior parte do Brasil, no decorrer do referido trimestre.
    Esta previsão foi elaborada pelo GTPCS do MCTI, durante a reunião climática realizada nas dependências do CPTEC/INPE, em Cachoeira Paulista-SP, com a colaboração do CEMADEN, INPA, INMET, FUNCEME e Centros Estaduais de Meteorologia.
    A previsão por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal. Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas utilizadas nestas análises e a situação da chuva em todo o Brasil serão disponibilizadas no portal do INPE/CPTEC.


    (Crédito da imagem: Reprodução/Cptec/Inpe)


     

    Fonte - De Olho No Tempo

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08