Portaljipa
  •  
  •  

Clima: Última semana do ano será de chuva em quase todo o país; alerta de precipitações intensas no Norte

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 26/12/2017 ÀS 10:13:19

Clima: Última semana do ano será de chuva em quase todo o país; alerta de precipitações intensas no Norte

Após o feriado de Natal, a semana começa com previsão de chuva em quase todo o Brasil, segundo mostra o Modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Podem ocorrer chuvas fortes em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amazonas. Já choveu bastante nas últimas horas em diversas cidades, algumas com acumulados de cerca de 100 mm em 24 horas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/12 a 29/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/12 a 29/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Como já estamos no verão, chuvas fortes e risco de temporais são características dessa estação por conta da combinação de calor e umidade. As instabilidades previstas para todo o Brasil foram motivadas por uma sistema de baixa pressão que se formou ontem na costa entre São Paulo e Rio de Janeiro e que acaba favorecendo a formação de nuvens por quase todo o país.

Segundo institutos meteorológicos, áreas do Amazonas, Pará e Paraná serão as mais chuvosas nas próximas. Para os estados do Norte, o Inmet emitiu alerta de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 Km/h). Podem ocorrer prejuízos.  A cidade de Manaus, por exemplo, pode ter o segundo dezembro mais chuvoso em 56 anos, segundo levantamento da Climatempo. Ontem, em apenas uma hora choveu 54,6 mm pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 3ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 3ª feira AM /PA - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

No Paraná, a chuva deve durar praticamente toda a semana, o estado já teve bons volumes no fim de semana e o tempo instável segue nas próximas horas. "A previsão é de uma semana com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes e com risco de temporal em todas as regiões do estado, incluindo a Grande Curitiba e o litoral. De toda a semana, a maior chance de sol para os paranaenses será nos dias 29 e 30 de dezembro", noticia a Climatempo. Nas últimas 24 horas, choveu pouco menos de 100 milímetros em diversas cidades do Sul.

Maiores acumulados no Brasil nas últimas 24 horas - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satél

 

Fonte - Climatempo

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa