Clima: Instabilidades favorecem ocorrência de chuvas nos próximos dias no Norte e Centro-Oeste

Meteorologia
3 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 30/11/2017 ÀS 14:34:40

Clima: Instabilidades favorecem ocorrência de chuvas nos próximos dias no Norte e Centro-Oeste

Os próximos dias serão de boas chuvas no Norte e Centro-Oeste do Brasil com a ocorrência de vários fatores climáticos que favorecem a formação de nuvens carregadas nessas regiões, segundo a Climatempo. Os acumulados nos próximos cinco dias podem chegar a até 100 mm. No Centro-Oeste, a previsão é alta para ocorrência de tempestades, com rajadas de vento que podem chegar a até 70 km/h.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (30/11 a 02/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (30/11 a 02/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"A circulação dos ventos sobre a América do Sul, a queda na pressão atmosférica sobre o Paraguai, além da frente fria na altura do litoral capixaba, serão responsáveis pela formação de mais áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste até o final da semana", reportou a Climatempo. Os produtores devem ficar atentos nas previsões específicas das suas regiões porque o plantio da safra de grãos segue ocorrendo.

Nos últimos dias, bons volumes de chuva foram registrados sobre estados do Centro-Oeste. Em Sidrolândia (MS), por exemplo, as precipitações em 24h (de 27/11 a 28/11) totalizaram 75,2 mm. Cerca de 70 mm no período de três horas, de acordo com levantamento da Climatempo com base nos dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Chuvas acumuladas no Centro-Oeste nos últimos dias - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

Com as recentes chuvas na região, o reservatório do Descoberto, que abastece parte de Brasília (DF) subiu 0,8% no sábado (26) e chegou a 6,4%. Foi o maior aumento no nível do reservatório em 10 meses. Ainda assim, bem abaixo do ideal para essa época do ano.

Na região Norte do país, o tempo quente e úmido deve favorecer condições para a formação de muitas áreas de instabilidade sobre os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, sul e região central do Pará, com previsão de pancadas de chuva durante a tarde e noite. Também há risco de chuva forte, segundo as previsões. Os acumulados entre 29/11 e 03/12 podem atingir até 50 mm. (Veja o mapa abaixo)

Previsão de chuvas acumuladas para o Brasil nos próximos dias - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

Região Sul

A previsão do tempo não aponta chuvas consistentes e volumosas nos próximos dias para a região Sul do Brasil. No entanto, eventos pontuais foram registrados, como a chuva de granizo que afetou lavouras de tabaco em Itaiópolis (SC) na tarde de ontem (28). (Veja fotos abaixo)

Chuva de granizo em lavoura de tabaco em Itaiópolis (SC) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo em lavoura de tabaco em Itaiópolis (SC) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo em lavoura de tabaco em Itaiópolis (SC) - Foto: Reprodução/Redes SociaisChuva de granizo em lavoura de tabaco em Itaiópolis (SC) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

AGResources confirma chuvas no Brasil Central e diminuição no Sul

Os modelos climáticos atualizados confirmam o estabelecimento de um padrão de chuvas regulares sobre o Centro do Brasil, nos próximos 15 dias. Rodadas consecutivas de chuvas acima dos 20 mm deverão ser observadas sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Tocantins e Bahia neste período.

As demais regiões sojicultoras do Brasil também deverão observar chuvas, porém o padrão é irregular. No Rio Grande do Sul, o cenário é de alerta. Até meados de dezembro, nenhuma rodada de chuvas expressivas acima dos 25mm vem sendo prevista. Os índices pluviométricos para esta região giram em torno dos 10- 15 mm, no geral.

O mesmo acontece para o leste da Argentina, que se destoa das chuvas favorecendo oeste do país, nos próximos 5 dias. O estabelecimento de um La Niña seria um agravante no cenário climático da Argentina.

 

Fonte - Inmet

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08