Portaljipa
  •  
  •  

Clima: Inmet alerta para fortes tempestades em áreas do Mato Grosso e Rondônia nesta 3ª e 4ª feira

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 03/10/2017 ÀS 17:54:25

Clima: Inmet alerta para fortes tempestades em áreas do Mato Grosso e Rondônia nesta 3ª e 4ª feira

Precipitações seguem sendo vistas em todo o Brasil central desde fim da semana passada, o que já garantiu condições um pouco melhores para o início do plantio da safra de soja. No entanto, fortes chuvas têm sido registradas em algumas áreas. Nesta terça-feira (3), por exemplo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o perigo com tempestades no Sudoeste Rondonense, Sudeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense e Sudoeste Mato-Grossense.

"Chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Instituto em aviso meteorológico. O alerta vale a partir das 9h10 desta terça-feira até às 9h da quarta-feira (4). Algumas das áreas apontadas pelo Inmet são produtoras de grãos, mas como o plantio ainda está no início não há tantas preocupações.

As chuvas devem continuar sendo registradas no cinturão produtivo do Brasil central até amanhã, conforme mostra o modelo Cosmo do Inmet, depois perdem forças e o tempo fica aberto em grande parte do país. Tendências mostram que instabilidades voltam a aparecer a partir do dia 15 de outubro. (Veja o satélite abaixo)

Veja o satélite com previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (03 de setembro a 08 de outubro) em todo o Brasil:

Precipitação acumulada para até 174 horas (04 de outubro a 10 de outubro) - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

 
 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa