Portaljipa
  •  
  •  
  •  
  •  

Após dois meses de estiagem, chuva cai na região central de Rondônia

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 02/08/2018 ÀS 08:17:04

Após dois meses de estiagem, chuva cai na região central de Rondônia

Após aproximadamente dois meses de estiagem, pecuaristas e agricultores respiram aliviados com o registro das primeiras chuvas na região central de Rondônia. De acordo com Agência Nacional de Água, choveu 4,2 milímetros na ultima terça-feira (31) em alguns municípios do estado.

“Estávamos aguardando há meses por esta chuva. Com certeza veio em boa hora. O pasto vai voltar a crescer e meus pés de cafés não correm mais riscos de morrerem devido a seca”, destacou o produtor Arlindo Amâncio.

Foram registrados 0,02 milímetros de chuva entre junho e julho. Para agosto, a previsão é que as chuvas possam ficar abaixo da média no centro sul de Rondônia.

A chuva chegou também na propriedade de Ozéias Valentim, em Nova União. Devido à seca, o pecuarista perdeu quatro animais entre vacas e bezerros.

“Nem acreditei que choveu. Fico feliz em saber que a pastagem irá se recuperar com esta chuva e os animais não correm mais riscos de morrer e passarfome”, destacou o produtor.

Pecuária

O período de estiagem em Rondônia afetou diariamente a agricultura e a pecuária, dois importantes setores econômicos do estado. A pastagem seca retrata bem a rotina enfrentada pelos pecuaristas do estado de Rondônia. Entre as consequências da seca na pecuária, há a diminuição da produção leiteira e a mortalidade de animais em propriedades rurais.

De acordo com a Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater), o período de estiagem resultou em uma queda de 40 % da produção leiteira em Rondônia, em 2017 a produção do estado foi de mais de dois milhões e duzentos mil litros.

Agricultura

A chuva também trouxe alívio para os cafeicultores. As plantas começaram a morrer no interior do estado, devido à falta de chuva.

 

Fonte - G1/]RO

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa