Portaljipa
  •  
  •  

Rondônia terá diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado

Até o final deste ano, Rondônia terá o diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado. O contrato para realizaç&atil...

Meio Ambiente

POR Paulo Portaljipa EM 07/03/2017 ÀS 17:08:20

Rondônia terá diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado

Até o final deste ano, Rondônia terá o diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado. O contrato para realização do serviço foi assinado na manhã desta segunda-feira (6) entre a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda, que irá executar o trabalho. O recurso no valor de R$ 330 mil faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Integral (PDSEAI), do Fundo Amazônia, não reembolsável.


Assinado contrato para realização do diagnóstico de floresta plantada no estado

Assinado contrato para realização do diagnóstico de floresta plantada no estado



Segundo o coordenador do Programa Floresta Plantada, Edgard Menezes, a realização do diagnóstico da floresta plantada no estado é de suma importância, pois baseado nas informações o governo de Rondônia terá subsídios para tomar decisões para aplicações de recursos, trabalhar preventivamente o uso alternativo do solo, que é muito comum no estado o furto de madeira e, consequentemente, a invasão da propriedade. “Com o diagnóstico, esta prática será combatida de forma mais eficiente”, explicou.


O vice-presidente da empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda, empresário Joésio Siqueira, disse que o diagnóstico vai detalhar o grande potencial florestal de Rondônia. “O mais importante desse trabalho é que o estado terá dados concretos para vender para outros estados da federação, bem como, outros países”, enfatizou o empresário.


Trabalho idêntico a empresa STCP realizou no Estado do Mato Grosso do Sul, onde o resultado, segundo Joésio Siqueira, superou as previsões do diagnóstico. O número de hectares de árvores plantadas foi atingido antes do prazo previsto, e três fábricas de celulose estão sendo implantadas naquele estado.


Em Rondônia, o empresário acredita que irá acontecer a mesma coisa. “O estado já oferece segurança jurídica, e o diagnóstico mostrará o grande potencial do setor”, afirmou Joésio Siqueira, ressaltando que com o diagnóstico em mãos é só fazer a divulgação das potencialidades do setor que vão surgir compradores para o produto e investidores interessados em vir para Rondônia.


O titular da Sedam, Vilson Salles, disse que o governo do estado tem trabalhado para desenvolver políticas estruturantes para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que garantir a sustentabilidade e o diagnóstico da floresta plantada faz parte desse processo. O secretário também pediu celeridade na execução do trabalho.

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa