• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Expojipa2 019
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Auto Escola Norte
  • Prefeitura promove plantio de mudas em Ji-Paraná

    Meio Ambiente
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 25/03/2019 ÀS 13:49:04

    Prefeitura promove plantio de mudas em Ji-Paraná


     

    Para comemorar o Dia Mundial da Água, lembrado no último fim de semana, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), promoveu uma programação para distribuir e plantar mudas de árvores em áreas públicas da cidade.

    Servidores da Semeia e estudantes do Instituto Federal de Rondônia, o IFRO, em parceria com a Eucatur, distribuíram água gelada e mudas de várias espécies para motoristas que passaram pela Avenida Seis de Maio, próximo ao Ginásio Gerivaldão, no centro da cidade.

    “O objetivo foi provocar uma sensibilização das pessoas sobre a importância da água e a necessidade de melhorar a qualidade do ambiente em que vivemos. Quando doamos mudas, estamos contextualizando o papel importantíssimo das árvores para manter o ciclo da água. Quem não recebeu a muda durante o pit stop, pode procurar o Viveiro Municipal, localizado no bairro União II”, disse a secretária municipal de meio ambiente, Kátia Casula.

    A professora do IFRO, Dayane Pacheco Lobato, explicou que a distribuição de mudas em parceria com a Semeia foi o fechamento de um projeto desenvolvido com a turma durante este mês de março.

    “Desenvolvemos pesquisas sobre a destinação de resíduos sólidos e o uso da água. Fizemos campanhas de recolhimento de garrafas pets no Instituto e depois plantamos mudas de árvores com reaproveitamento da água utilizada para irrigá-las. Precisamos pensar em alternativas para economizar esse bem tão precioso”, disse a professora.

    Para a estudante Thaís Cordeiro Mendes, de 17 anos, a experiência foi positiva. “Como nós estamos estudando o curso técnico em floresta, a prática é essencial. Colaborar neste projeto está sendo muito bom para nós e para a sociedade. Fizemos pesquisas sobre a água em Ji-Paraná e percebemos que a água está cada vez mais escassa e devemos preservar cada gota”, lembrou a jovem.

    Enquanto isso, outra equipe foi até uma área verde do loteamento Colina Park 2 e plantaram 70 mudas de árvores frutíferas. A intenção é que as árvores ajudem futuramente no bom funcionamento do ciclo da água, que tanto necessita das plantas. Além disso, servirá de alimento para os animais que vivem ao lado, em uma área de preservação permanente (APP).

    Para a professora Viviane Maia Correia, que mora ao lado da área verde, a iniciativa da Prefeitura é muito importante. “Estamos felizes com este plantio. Em breve teremos um bosque na frente das nossas casas. O ar vai ficar mais fresco e puro. Isso é muito bom para o meu casal de gêmeos de seis meses. Temos que pensar no futuro das nossas crianças”, disse esperançosa.

    A programação seguiu no sábado pela manhã. Os servidores da Semeia plantaram árvores em canteiros centrais de algumas vias públicas como Avenida Ji-Paraná e Menezes Filho. A ação teve a parceria da ONG Novo Encanto, que desenvolve trabalhos sociais voltados para o meio ambiente.

     


     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08