Portaljipa
  •  
  •  

Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas correspondem a mais de 90% das detecções de desmatamento

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil divulgou dados sobre o desmatamento na Amazônia de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. De acordo com as informações, o ...

Meio Ambiente

POR Paulo Portaljipa EM 15/05/2016 ÀS 18:13:34

Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas correspondem a mais de 90% das detecções de desmatamento

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil divulgou dados sobre o desmatamento na Amazônia de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. De acordo com as informações, o Pará é o Estado que mais gerou quilômetros de desmatamento no período. Ao todo foram 1009 quilômetros, além disso, o levantamento mostra que o Pará lidera o registro de crime ambiental, com 36% da floresta desmatada.

A análise dos dados foi realizada pelo projeto Deter-B, que identifica e mapeia, em tempo quase real, alterações na cobertura florestal na forma de desflorestamentos e degradações com área mínima de 3 hectares, identificados a partir de imagens com resolução espacial de 56 metros e de imagens do sensor com resolução especial de 60 metros do satélite CBERS-4.

Satélites conseguem, do espaço, notar a modificação no território através de fotos que podem indicar desmatamento em uma região ou reflorestamento de uma área devastada. Através dessas informações é possível notar o avanço ou não do desmatamento e de práticas agrícolas no território, mais especificamente na Amazônia.

Os estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas correspondem a mais de 90% das detecções de desmatamento entre agosto de 2015 a janeiro de 2016. Ao todo foram desmatados mais de 2974 quilômetros de floresta. Dados do Ibama, apontam que o Pará foi o que mais gerou multas por desmatamento na Amazônia.

A grande maioria do território na Amazônia se tornou pasto. Ao todo 49% do território se tornou pasto limpo, 22,8% vegetação secundária e 5,9% tornou parte da agricultura anual do País. Foram ao todo 423.831 quilômetros de pastagem e terra para a agricultura.


 

 

Fonte - Portalamazônia

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa