Nível do Rio Machado iguala menor marca registrada em Ji-Paraná, RO

Durante a manhã desta segunda-feira (11), nível do rio marcou 6,38 metros. Marca iguala o registro de 2004, quando a ANA iniciou o serviço de medição do rio.

Meio Ambiente
1 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 12/09/2017 ÀS 04:44:46

Nível do Rio Machado iguala menor marca registrada em Ji-Paraná, RO

O nível do Rio Machado em Ji-Paraná (RO), na Região Central, atingiu a marca de 6,38 metros na manhã desta segunda-feira (11) e igualou a menor marca, registrada em 2004 pela Agência Nacional de Águas (ANA), quando foi iniciado o serviço de medição da profundidade do rio.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros José Aparecido dos Santos, a maior preocupação é com o índice de afogamento, pois o número de banhistas cresce quando o nível dos rios abaixa.

“O risco maior é que as pessoas começam a procurar cada vez mais os balneários da cidade, com isso acaba, tendo uma elevação no índice de afogamentos”, comenta o tenente.

De acordo com informações da ANA, o nível do rio abaixo de 7 metros é considerado alarmente e o limite mínimo aceitável é de 6,32 metros de profundidade. Abaixo disso o rio atinge o estado considerado crítico pelo órgão.

No início da tarde desta segunda, o rio voltou a registrar 6,42 metros de profundidade e ficou, novamente, 4 centímetros acima da menor marca.

Risco de afogamentos aumenta pois os moradores frequentam mais os rios na época da seca (Foto: Marco Bernardi/G1)Risco de afogamentos aumenta pois os moradores frequentam mais os rios na época da seca (Foto: Marco Bernardi/G1)
 

Fonte - G1/]RO

Fotográfo - Marco Bernardi/G1

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08