Mutirão retira cerca de 500 quilos de lixo do Rio Machado em Cacoal, RO

Aproximadamente 500 quilos de lixo foram retirados do Rio Machado através de um mutirão de limpeza realizado no domingo (5), em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Por...

Meio Ambiente
2 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 06/03/2017 ÀS 17:38:26

Mutirão retira cerca de 500 quilos de lixo do Rio Machado em Cacoal, RO

Aproximadamente 500 quilos de lixo foram retirados do Rio Machado através de um mutirão de limpeza realizado no domingo (5), em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. Conforme a organização responsável pelo ato, cerca de 100 pessoas participaram da limpeza, que deve ser realizada mais duas vezes ainda neste ano.


De acordo com um dos organizadores, Ivo Galvão Costa, devido as fortes chuvas que caíram na região, boa parte do lixo foi carregado pelas águas. "Normalmente se recolhe uma quantidade bem maior lixo, sendo a maior parte garrafas pets e sacolas plásticas. Mesmo assim o resultado foi positivo, pois qualquer quantidade de sujeira que é retirada do rio já vale a pena", revela.


Rio Machado foi limpo pela Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (Aspec) (Foto: Rogério Aderbal/G1)

Rio Machado foi limpo pela Associação Ecológica
Amigos da Pesca de Cacoal 
(Foto: Rogério Aderbal/G1)

Ainda de acordo com Ivo, além de conscientizar sobre a preservação do rio, a limpeza também promove momentos de lazer para a comunidade, principalmente para os amantes da natureza.


"Esse evento já é tradicional e sempre reúne um grande número de famílias que vem passar o dia se divertindo nas margens do rio", explica.


O mutirão é realizado há vários anos e é promovido pela Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (Aspec), com o apoio de proprietários de barcos. Este ano o evento teve o apoio do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e da prefeitura.


De acordo com a Aspec, cerca de 100 pessoas participaram da coleta, recolhendo aproximadamente 500 quilos de lixo. Após a coleta foi servido um costelão aos participantes.

 

Fonte - G1/]RO

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08