• Faculdade UNIJIPA
  • Reveillon do Vera
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • Chácara da Sefin
  • JIBÓIA DE MAIS DE MAIS DE DOIS METROS É VISTA EM PARQUE; SEMA FAZ ALERTA 'É O HABITAT DELA' - FOTOS

    Meio Ambiente
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 25/09/2018 ÀS 15:49:37

    JIBÓIA DE MAIS DE MAIS DE DOIS METROS É VISTA EM PARQUE; SEMA FAZ ALERTA 'É O HABITAT DELA' - FOTOSUma jiboia de mais de dois metros foi encontrada no último domingo (23) no Parque Mãe Bonifácia, um dos mais populares de Cuiabá, e fotos da cobra estão fazendo sucesso na internet. A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), aproveitou o momento para fazer um alerta à população de que o parque é o habitat natural do animal.

    O Mãe Bonifácia, assim como o Zé Blo Flô e o Massairo Okamura, é uma unidade de conservação, diferente do Parque das Águas e do Tia Nair. Por isso, apesar de abertos ao público durante o dia, os parques estaduais de Cuiabá têm o objetivo de proteger a flora e a fauna da área,  e  o encontro com animais silvestres acaba sendo comum.

    Além disso, esses parques têm regras mais rígidas para garantir que o local não deixe de ser o habitat natural desses animais, como, por exemplo, a proibição de visitação a noite – porque não pode ter iluminação noturna na área – e de animais domésticos.

    Segundo assessoria da Sema, o compartilhamento das imagens da Jiboia é uma coisa boa, pois se tornou uma oportunidade da secretaria fazer um trabalho de conscientização e educação ambiental.

    Depois que a jiboia foi encontrada nesse domingo (23), os agentes do parque fizeram o procedimento comum em casos como esse, tiraram ela do local visível e a colocaram na mata dentro do parque, para a proteção do animal, utilizando um bastão próprio para essa ação.

    Segundo a assessoria da Sema, é comum que animais silvestres sejam encontrados cruzando a pista de caminhada e a orientação é que a pessoa não mexa, apenas desvie a rota. E, caso seja um animal que assusta, como uma cobra, o ideal é que a pessoa avise a algum funcionário do parque, que irá colocar o animal em um local menos visível.

    A Sema disse ainda que frequentadores assíduos do parque já estão acostumados com a presença dos animais silvestres e, sempre que encontram, já avisam aos funcionários para que seja feito o procedimento padrão, garantindo a segurança do animal e dos humanos.

     

    Fonte - 010 - olivre

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08