• Mercadão dos Óculos
  • Nova Car
  • Morena Bonita Salão de Beleza
  • Materjipa Materiais para Construção
  • GIRO RAPIDO LAVA JATO
  • Governo de Rondonia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Grelhados Amburgueria
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • Instituto de Olhos Caius Prieto Ji-Parana
  • Ji-Paraná - Nível do rio Machado diminuiu quase meio metro em 15 dias e registra maior seca dos últimos 15 anos - Fotos

    A metragem da água é enviada três vezes ao dia para a central da Agência Nacional de Águas (ANA).

    Meio Ambiente
    1 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 16/09/2020 ÀS 10:29:03

    Ji-Paraná - Nível do rio Machado diminuiu quase meio metro em 15 dias e registra maior seca dos últimos 15 anos - Fotos




    O nível do rio Machado que divide o município de Ji-Paraná em dois distritos (1º e 2º), registrou na manhã desta terça-feira (15), o seu mais baixo volume de águas dos últimos 15 anos. A queda chega a meio metro entre o dia primeiro e 15 de setembro, e preocupa bastante as autoridades, em especial, na sua navegação e a pesca. A metragem da água é enviada três vezes ao dia para a central da Agência Nacional de Águas (ANA).

    QUEDA

    O presidente licenciado da Colônia de Pescadores (Z9) de Ji-Paraná, Manoel Batista disse está acompanhando esse efeito sanfona do rio Machado, mais também concordou se tratar de uma das maiores secas do principal rio do município. Ele lembrou que os mais prejudicados são os pescadores e suas famílias que sobrevivem, praticamente, só com o rendimento da pesca, e ainda, mais em decorrência da pesca clandestina que praticamente não enfrenta nenhuma fiscalização por parte das autoridades competentes” declarou.A baixa nível do rio Machado, começou a acelerar no início deste mês quando dia primeiro registou 6.41cm. No dia cinco (sábado), declinou para 6.38cm, e cinco dias depois marcou 6.30cm (10/9). Nos dias seguintes foi descendo para 29, 23 e 22cm seguidamente. Entre segunda-feira (14) e terça-feira, a diminuição no volume de água foi 10cm.

    PERIGOS

    O Corpo de Bombeiros do município, vem constantemente alertando a população para os perigos que oferece o rio Machado, nessa época de seca. A corporação lembra que além da pesca ser prejudicada, ocorre o aparecimento de ilhotas e muitas pedras que pode causar acidentes envolvendo embarcações, principalmente, durante a noite. Também é solicitado a diminuição da frequência de banhistas nos finais de semanas. Há pouco menos de 15 dias, um jovem de 18 anos, morreu no machado, vítima de afogamento.

     

    Fonte - Diário da Amazônia

    Fotográfo - João Paulo de Oliveira

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08