Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Incêndio destrói área de preservação e assusta moradores em Ji-Paraná

Um incêndio destruiu parte de uma área de proteção ambiental e chegou muito próximo de residências do Bairro Parque Amazonas, em Ji-Paraná (RO), regi&ati...

Meio Ambiente

POR Paulo Portaljipa EM 25/08/2016 ÀS 10:56:55

Incêndio destrói área de preservação e assusta moradores em Ji-Paraná

Um incêndio destruiu parte de uma área de proteção ambiental e chegou muito próximo de residências do Bairro Parque Amazonas, em Ji-Paraná (RO), região central do estado. De acordo com moradores, o fogo foi percebido na noite de terça-feira (23). De acordo com a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semeia), o caso será investigado. Uma parte do incêndio foi controlado por moradores da região, até que as chamas se apagassem.




De acordo com uma moradora das proximidades, Sheila Caetano, ela percebeu as chamas por volta das 22h30, quandoa família já ia dormir. "Vimos uma claridão aos fundos e a chama já estava bem alta. Não é a primeira vez que colocam fogo", conta a moradora.




Sheila ainda explica que, como precaução, a família mantém sempre a parte dos fundos do quintal limpo, para prevenir que o fogo se alastre e chegue até a casa. "Principalmente em um horário tão tarde, é muito perigoso chegar na nossas casas e estarmos dormindo e não percebermos o que está acontecendo", explica.




Morando há quatro anos do Bairro Parque Amazonas, Joana Leite conta que estava na escola quando o fogo começou. Ao chegar em casa, o marido estava com uma mangueira tentando apagar o fogo no local. "Rapidamente o fogo chegou, pois o capim estava muito alto e seco. Meu esposo estava tentando apagar o fogo e eu fui ajudar. As preocupações nestas horas são muitas, mas principalmente as nossas casas", conta.




De acordo com a secretaria municipal de meio ambiente, Laline Garcia, em casos onde o fogo acontece em áreas de preservação, a apuração do caso é feita criminalmente, pois não há um dono para ser responsabilizado pela infração.




"O fiscal vai até o local, verifica se o incêndio começou dentro da reserva, ou em um lote privado, e vamos verificar. Se tiver começado na reserva, entramos em contato com a Polícia Ambiental que vai apurar", explica a secretária. Ainda segundo a secretária, caso seja constatado que o incêndio iniciou no lote particular, o dono responderá por esta queimada.

 

Fonte - G1/]RO

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa