Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Incêndio de grande proporção esta destruindo a floresta da reserva dos Pacaás Novas, em Tarilân

Incêndio de grande proporção esta destruindo a floresta da reserva dos Pacaás Novas na região de Tarilândia o incêndio teve como ponto de inicio na RO 010...

Meio Ambiente

POR Paulo Portaljipa EM 12/08/2016 ÀS 20:12:41

Incêndio de grande proporção esta destruindo a floresta da reserva dos Pacaás Novas, em Tarilân

Incêndio de grande proporção esta destruindo a floresta da reserva dos Pacaás Novas na região de Tarilândia o incêndio teve como ponto de inicio na RO 010 sentido Mirante da Serra.


A cerca de 3 dias um incêndio de grande proporção esta transformando em cinzas uma grande parte da biodiversidade encontrada na floresta do Pacaás Novas, principalmente na região de grandes morros nas  limitações do Município de Mirante da Serra com Distrito de Tarilândia, segundo um dos moradores onde o incêndio atingiu grande parte das pastagens, o mesmo foi alertado  por  um amigo que um incêndio estaria consumindo parte da pastagem da propriedade na que faz fundiária com a RO 010,  segundo mesmo o incêndio e de origem criminosa alguém possa ter passado no local e iniciado incêndio ate mesmo com uma bitucá de cigarro, fiquei supresso ao perceber o quanto já tinha devastado e com tamanha rapidez em que esta se propagando, tivemos um grande prejuízo em pastagens queimadas ainda mais neste período de secasses da capim pra alimentar o gado afirmou um dos moradores a nossa redação.


 


Entre as dificuldades de controlar o incêndio nessa região é que não há rio por perto e, portanto, não tem água para ajudar. O vento é forte e a vegetação está muito seca. Isso ajuda as chamas a se propagarem rapidamente. Outro problema é o calor, está destruindo um parque nacional e uma reserva DOS PACAAS NOVAS.




Ele preserva uma vegetação representativa de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, onde podem ser encontradas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, como a onça-pintada (Phantera onca), o Tatu-canastra (Priodontes maximus) e o gavião harpia (Harpia harpyja)entre muitos  outros.




 




Mesmo assim, Pacaás Novos precisam lutar para manter sua floresta de pé. Ele sofre com incêndios iniciados no seu entorno provocados para abrir roças de subsistência e renovação de pastagens os piores messes do ano e Agosto e Setembro onde os pecuaristas e produtores rurais insistem em efetuar pequenas queimadas que em sua maioria das vezes foge ao controle humano, nos levando ano pôs ano a uma grande perca da biodiversidade e da fauna e flora  da reserva dos pacaás novas.


 








































 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa