• Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • Mercadão dos Óculos
  • Morena Bonita Salão de Beleza
  • Materjipa Materiais para Construção
  • GIRO RAPIDO LAVA JATO
  • Nova Car
  • Governo de Rondonia
  • Grelhados Amburgueria
  • Instituto de Olhos Caius Prieto Ji-Parana
  • Viva Bela Cosméticos
  • Governo mente dizendo que queimada no Brasil é a menor em 18 anos

    Meio Ambiente
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 28/09/2020 ÀS 12:20:47

    Governo mente dizendo que queimada no Brasil é a menor em 18 anos


      BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Na tentativa de se esquivar das críticas à política ambiental diante dos focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal, o governo de Jair Bolsonaro publicou neste sábado (26) uma comparação incabível e fez uma afirmação falsa, de que a área queimada no país é a menor dos últimos 18 anos.

    'Mesmo com os focos de incêndio que acometem o Pantanal e outros biomas brasileiros, a área queimada em todo o território nacional é a menor dos últimos 18 anos. Dados do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] revelam que 2007 foi o ano em que o Brasil mais sofreu com as queimadas', publicou a Secom.

    Antes vinculada à Presidência da República, mas agora sob guarda-chuva do Ministério das Comunicações, a Secom (Secretaria de Comunicação) comparou dados de oito meses deste ano com dados fechados de 12 meses dos anos anteriores.

    A postagem feita no sábado foi reproduzida por autoridades como os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e das Comunicações, Fábio Faria, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho mais velho de Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente não havia compartilhado a publicação até o início da tarde deste domingo (27).

    Os mesmos dados já haviam sido publicados na quinta-feira (24) por Fábio Faria.

    'Nada mais didático para que tenhamos um retrato claro dos últimos anos. Os números do Inpe estão aí para que todos possam ver a verdade', escreveu o ministro acrescentando a hashtag #AcreditenoBrasil.

    Faria também publicou uma imagem com o total, por ano, de focos de incêndio. Nesta publicação, não há menção a 2020.

    Procurada pela Folha de S.Paulo, a Secom disse que 'expôs os dados que estão à disposição, sem ocultar nada' e que 'o que passa disso é ilação falaciosa do jornal'.

    Os dados do Inpe são públicos, estão na internet, são gratuitos e de fácil compreensão.De janeiro a agosto de 2020, houve registro de 121.318 km² em todo o Brasil. Este dado é utilizado na publicação da Secom. No entanto, para o 2019, a Secretaria de Comunicação usa como dado os 318.389 km² que queimaram durante todos os 12 meses do ano passado.

     
     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08