Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Gestão de resíduos sólidos em discussão dia 6 de outubro em Ji-Paraná

O Teatro Dominguinhos, de Ji-Paraná, abrirá suas portas no próximo dia 6 para o 1º Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Rondônia, que ...

Meio Ambiente

POR Paulo Portaljipa EM 29/09/2015 ÀS 15:37:21

Gestão de resíduos sólidos em discussão dia 6 de outubro em Ji-Paraná

O Teatro Dominguinhos, de Ji-Paraná, abrirá suas portas no próximo dia 6 para o 1º Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Rondônia, que tem por objetivo mobilizar e sensibilizar as autoridades municipais da região sobre a importância da implementação da política nacional do setor, conforme estabelece a legislação federal.



Romildo

Secretário-executivo, Romildo Pereira está mobilizando autoridades e representações dos catadores para o evento



A Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), segundo a qual os municípios precisam se organizar de maneira a destinar o lixo urbano, conforme preconizam as legislações ambientais, além de fomentar a geração de emprego e renda dos catadores.


O evento será dividido em dois momentos. Pela manhã, o procurador de Justiça do Estado do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, abordará o tema: “Situação da Implantação da PNRS”.


Ainda na parte da manhã, o Projeto Recicla Rondônia será apresentado por representantes da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas); e servidores estaduais detalharão os planos estadual e intermunicipal de resíduos sólidos.


À tarde, o encontro será retomado com a apresentação de “Experiências Exitosas” sobre a implantação da PNRS. Os exemplos são de Ministro Andreazza (RO) e Tibagi (PR). O custo para operacionalização e implantação da PNRS em cada município, bem como, a fonte de financiamentos, são os atrativos das palestras vespertinas.


As autoridades constituídas e catadores da região já estão sendo convidados para o evento. Nesta quinta-feira (24), o secretário-executivo regional, Romildo Pereira, ficou designado de promover a mobilização de prefeitos, vereadores, associações e cooperativas das cinco cidades que integram as ações da Secretaria Executiva Regional, que são Presidente Médici, Alvorada, Teixeirópolis, Urupá e Ji-Paraná.





Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa