Portaljipa
  •  
  •  

Efeito da poluição: briozoários começam a aparecer na orla da Praia Central de Camboriú

Todos os dias equipes de limpeza da Emasa têm retirado montes de briozoários que chegam à orla da Praia Central em Balneário Camboriú. Esses organismos marinhos ...

Meio Ambiente

POR Paulo Portaljipa EM 10/02/2016 ÀS 17:18:54

Efeito da poluição: briozoários começam a aparecer na orla da Praia Central de Camboriú

Todos os dias equipes de limpeza da Emasa têm retirado montes de briozoários que chegam à orla da Praia Central em Balneário Camboriú. Esses organismos marinhos aparecem especialmente no verão e causam mau cheiro quando expostos ao sol. Em um dia, a autarquia chegou a retirar 20 caminhões da praia – na terça-feira foram mais 10 caçambas cheias.


Os organismos começaram a aparecer há cerca de 10 dias próximo à Praça Almirante Tamandaré, no Centro. Acredita-se que os briozoários se concentrem perto da Ilha das Cabras, de onde acabam se soltando e chegando à praia.


O oceanógrafo e professor da Univali, Márcio da Silva Tamanaha, afirma que há três principais hipóteses para explicar o aparecimento dos briozoários: o crescimento da quantidade de matéria orgânica nos rios devido ao aumento populacional, a ondulação mais forte que leva os organismos para a areia e a reprodução dos briozoários no período.


– Isso é uma resposta ambiental ao problema crônico do saneamento básico – aponta o especialista.


Para ele, o esgoto que é despejado nos rios sem tratamento tem influência direta no surgimento desses organismos na areia. O diretor da Emasa, Marcelo Achutti, também confirma a relação. De acordo com ele, o principal problema está no rio Camboriú, que recebe esgoto não tratado de outras cidades.


– Pretendo me reunir com o pessoal do Meio Ambiente para verificar o que podemos fazer para minimizar esse problema – explica.


Cuidados extras


Os briozoários são organismos que vivem em colônias e costumam ser confundidos com algas. A princípio não trazem nenhum tipo de problema aos banhistas, mas é aconselhável não entrar na água nestes locais, já que eles podem vir acompanhados de microalgas e outras espécimes da flora marinha que podem provocar doenças.

 

Fonte - dc.m.clicrbs.cobr/sc/

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa