• Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Zoo Fest
  • Auto Escola Norte
  • Reveillon do Vera
  • Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Operação da Polícia Federal tem mais de 100 homens nas ruas de Rondônia

    Judiciário
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 23/10/2019 ÀS 17:38:50

    Operação da Polícia Federal tem mais de 100 homens nas ruas de Rondônia

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a denominada OPERAÇÃO DEFOREST visando dar cumprimento a 16 (dezesseis) mandados de prisão preventiva e 22 (vinte e dois) mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ariquemes.

    Trata-se de inquérito policial instaurado em junho de 2019, a partir de notícia crime encaminhada pelo Ministério Público Estadual em Ariquemes, para apurar crimes perpetrados por suposta organização criminosa armada, voltada para a prática de homicídios, extorsões, ameaças e lavagem de dinheiro na zona rural do município de Cujubim, especificamente na zona rural daquele município, na Linha 106 da região “Soldado da Borracha”.

    Durante as investigações, iniciadas pelo MP, foram empreendidas ações com o objetivo de neutralizar a organização criminosa, composta por empresários, agentes públicos (policiais), pistoleiros e outros indivíduos, especializados em intimidar e ameaçar agricultores da região de Cujubim, com o objetivo de esbulhar terras na zona rural daquele município, para depois vendê-las a outras pessoas ou extrair madeira ilegalmente.

    Os integrantes da Orcrim criaram uma estrutura armada para proteger os interesses fundiários do líder do grupo, e para tanto valeram-se do poderio econômico e dos cargos nas forças de segurança para ameaçar, extorquir e intimidar moradores da região denominada “Soldado da Borracha”.
    Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa (artigo 2º, caput e §§ da Lei nº 12.850/2013), extorsão (artigo 158, caput e §1º do CP), esbulho possessório (artigo 161, § 1º, II do CP), ameaça (art. 147 do CP) e lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei 9.613/98).

    Cerca de 150 policiais federais participam da ação de hoje, cujos mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Ariquemes, Cujubim, Montenegro, Porto Velho, Manicoré/AM e Araçatuba/SP.

    O termo “Deforest” é uma alusão a atividade de desmatamento ilegal, um dos principais objetivos da organização criminosa após promover o esbulho das propriedades rurais.

    Na mesma data, a Polícia Federal presta apoio operacional ao GAECO/MP/RO no cumprimento de mandados judiciais em desfavor de integrantes da mesma quadrilha, mas relativo a investigação de associação ao tráfico de drogas, promovida pelo Ministério Público (Operação Cerne Branco).

     

    Fonte - Das Agências

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08