• Expojipa2 019
  • Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Chácara da Sefin
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • MPF recomenda que IFRO altere seu Código Disciplinar para permitir manifestação de opinião dos a

    Órgão aponta que alguns artigos do Código são vagos e abertos a interpretações autoritárias O Instituto Federal de Educação, Ciê...

    Judiciário
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 28/09/2016 ÀS 18:41:35

    MPF recomenda que IFRO altere seu Código Disciplinar para permitir manifestação de opinião dos a

    Órgão aponta que alguns artigos do Código são vagos e abertos a interpretações autoritárias



    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que revogue ou adapte artigos de seu Código Disciplinar Discente. Segundo o MPF, o texto atual de alguns artigos pode atentar contra o direito de manifestação, expressão e greve dos estudantes.


    Para o MPF, expressões como "prejudicar a ordem" e "ter atitudes de desrespeito" são vagas e abertas a interpretações autoritárias. Outro ponto da recomendação é quanto à permissão de rifas organizadas pelo grêmio estudantil. Segundo o MPF, esse tipo de atividade pode ser uma fonte de financiamento próprio das entidades estudantis, cuja organização e funcionamento são independentesdas estruturas institucionais do Ifro.


    O procurador da República Raphael Bevilaqua expõe que "o Código Disciplinar Discente do Ifrocontém normas que ferem direitos individuais e coletivos, sendo impeditivas da livre manifestação de pensamento e contrária ao princípio da pluralidade de ideias e concepções pedagógicas. Énecessária redobrada cautela quando se trata de limitar a liberdade de expressão em razão do conteúdo das ideias manifestadas".


    O Ifro tem prazo de 15 dias para informar se vai ou não acatar a recomendação, inclusive difundindo as modificações do Código aos diretores de todos os campi do Instituto e apresentando documentos que comprovem o seu cumprimento. recusa ao cumprimento da recomendação pode resultar naadoção de outras providências.




    Fonte: MPF/RO (www.mpf.mp.br/ro)



     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08