• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Auto Escola Norte
  • Viva Bela Cosméticos
  • Expojipa2 019
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Cármen Lúcia determina que Ivo Cassol comece a cumprir pena e perda do mandato

    Judiciário
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 03/08/2018 ÀS 11:39:29

    Cármen Lúcia determina que Ivo Cassol comece a cumprir pena e perda do mandatoCármen quer Senado cassando mandato de Cassol

    Senador do PP-RO foi condenado pelo STF por fraude em licitações quando foi prefeito

    Reynaldo Turollo Jr. - Folha de S.Paulo

    A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, enviou ofício ao Senado para que declare a perda do mandato do senador Ivo Cassol (PP-RO), atualmente licenciado do cargo. O mandato do político, condenado pelo Supremo por fraude em licitações, vai até 2019.

    Conforme o acórdão do julgamento que condenou Cassol, a decisão sobre a perda do mandato eletivo caberá ao Legislativo.

    O despacho de Cármen Lúcia, relatora da ação penal que tinha como réus Cassol e dois servidores da Prefeitura de Rolim de Moura (RO), foi assinado em 19 de julho e divulgado nesta quinta-feira (2).

    O senador foi condenado a quatro anos de prisão —convertidos em prestação de serviços comunitários— e pagamento de multa de R$ 201,8 mil por crimes praticado quando foi prefeito do município, de 1998 a 2002.

    O STF julgou os últimos recursos e encerrou o processo em junho passado, cinco anos após a condenação. Agora, a ministra determinou a execução da pena.

    “Enquanto durarem os efeitos da condenação, nos termos expressos no voto unânime do Plenário deste Supremo Tribunal Federal quanto ao ponto, ficam suspensos os direitos políticos dos condenados”, escreveu a ministra, determinando que se comunique à Justiça Eleitoral.

    “Nos termos do que ficou também decidido, expressamente, nesta ação, oficie-se o Senado Federal para que declare a perda do mandato eletivo do condenado Ivo Narciso Cassol”, afirmou.

    Segundo notícia publicada nesta quinta no site do PP, o partido pretende ter Cassol como candidato ao governo de Rondônia.


     

    Fonte - Reynaldo Turollo Jr. - Folha de S.Paulo

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08