Ao vivo - Placar de 5 x 1 pela prisão de Lula, pedido de vista pode suspender votação

Judiciário
2 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 04/04/2018 ÀS 19:55:40

 Ao vivo - Placar de  5 x 1 pela prisão de Lula, pedido de vista pode suspender votação

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, reconheceu que a estratégia da presidenta da Corte Cármen Lúcia foi vencedora na batalha do habeas corpus. Entretanto, a guerra não acabou. Um pedido de vista paralisaria a análise do mérito do pedido do ex-presidente Lula.

“Um estratagema de evitar o julgamento das ADCs e priorizar o habeas, inverteu o resultado. Agora só um ministro pedindo vistas ate o julgamento de ADC. Seria o contra estratagema de Carmem Lucia”, afirmou o senador Roberto Requião (MDB-PR), que é advogado.

A respeito das ADCs, Marco Aurélio disse: “Que isso fique nos anais do tribunal: vence a estratégia, o fato de Vossa Excelência não ter colocado em pauta as declaratórias de constitucionalidade.”

O placar está 5 x 1 pela antecipação da pena para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já votaram seis ministros. Faltam cinco. A palavra agora está com Dias Toffoli.

Um pedido de vista pode suspender por tempo indeterminado a análise do habeas corpus. Com isso, permaneceria válido o salvo-conduto expedido no último dia 22 de março para Lula.

Veja como votaram os seis ministros:

Contra o habeas corpus
Edson Fachin
Alexandre de Moraes
Luís Roberto Barroso
Rosa Weber
Luiz Fux

A favor do habeas corpus
Gilmar Mendes

Assista ao vivo:

 

Fonte - Das Agências

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08