• Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Expojipa2 019
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Ao vivo - Lula não se apresentou à PF no prazo dado por Moro; entenda o que pode ocorrer agora

    Judiciário
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 06/04/2018 ÀS 16:03:56

    Ao vivo - Lula não se apresentou à PF no prazo dado por Moro; entenda o que pode ocorrer agora

    Terminou às 17h de hoje (6) o prazo estipulado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal no Paraná, para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se apresentar à Polícia Federal em Curitiba. 

    Com a ordem de prisão, expedida ontem (5), Lula está no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) desde às 19h dessa quinta-feira. O ex-presidente reuniu-se com lideranças do partido e seus advogados. Do lado de fora, militantes fazem uma vigília em apoio a Lula. 

    Em Curitiba, o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula informou que estava negociando com a defesa do ex-presidente para que ele se apresentasse. De acordo com o delegado, não está descartada o prosseguimento da negociação mesmo após o fim do prazo estabelecido pela Justiça.

     

    Caso não se apresente, o que pode acontecer com o político?

    GaúchaZH consultou policiais integrantes da Lava-Jato e confirmou: Lula tinha de se apresentar até 17h desta sexta-feira à PF. Caso contrário, será considerado foragido da Justiça e assim tratado.

    — A um foragido da Justiça é determinada a captura, uma medida de força. Esperamos que não seja necessário e que o bom senso prevaleça — pondera um agente que atua na Lava-Jato.

    A ordem de captura significa localização da pessoa a ser presa e sua condução à Justiça, à força, se necessário. As condições de cumprimento da pena, inclusive, podem mudar (Moro determinou sala especial e isolada para o ex-presidente, em atenção ao seu status).

    O policial lembra que Lula prometeu se apresentar, quando consultado a respeito, meses atrás. Ele chegou a dizer isso ao próprio juiz Sergio Moro, quando reclamou da condução coercitiva a que foi submetido pela PF. É um procedimento que força a condução obrigatória da pessoa que será interrogada. Isso aconteceu em 2016, no mesmo processo no qual ele acabaria condenado por corrupção. Na época, Lula disse que teria comparecido espontaneamente para depor, se fosse intimado.

    A PF tem um esquema de vigilância montado em torno do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. Os passos de Lula serão seguidos assim que ele deixar a sede do Sindicato dos Metalúrgicos - inclusive em portos, rodoviárias e aeroportos, caso ele não compareça a juízo. Mas o mais provável é que, se sair sem uma multidão, seja capturado.

     

    Fonte - Das Agências

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08