• Materjipa Materiais para Construção
  • Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Auto Escola Norte
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Saúde de Ji-Paraná é referência em Atenção Primária

    Saúde de Ji-Paraná é referência em Atenção Primária

    Geral
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 18/09/2019 ÀS 11:38:24

    Saúde de Ji-Paraná é referência em Atenção Primária


     

    A equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná recebeu hoje (17) a visita de uma equipe técnica da Prefeitura de Humaitá, município do Amazonas. Os profissionais vieram conhecer o processo de melhorias da saúde nas Unidades Básicas e Especializadas.

    O interesse em conhecer o projeto surgiu quando o secretário municipal de saúde de Humaitá, Cleomar Scandolara, viu a apresentação da equipe da Prefeitura de Ji-Paraná num evento do Ministério da Saúde, em Fortaleza.

    Em Ji-Paraná, a equipe de Humaitá conheceu algumas unidades básicas e especializadas e receberam informações de como tudo funciona. Ficaram sabendo ainda que essas melhorias na organização e estrutura começaram em 2017. As ações fazem parte da implantação da Planificação, um projeto nacional que visa reorganizar a Atenção Primária nos municípios. Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Governo do Estado de Rondônia.

    “Eu fiquei encantado. O que chamou a nossa atenção foi a forma como isso tem sido feito aqui e como todo esse processo está reorganizando a saúde de Ji-Paraná. Sabemos que esse projeto tem o objetivo de melhorar o atendimento da população. É isso que queremos. Vemos que a população está aprendendo que a porta de entrada na saúde são as unidades básicas, e não o hospital, onde são oferecidos os atendimentos de urgência e emergência”, reforçou Cleomar Scandolara.

    Para a coordenadora da Atenção Básica de Humaitá, enfermeira Beatriz Freire da Costa, o que mais achou interessante em Ji-Paraná é a capacidade que a atenção primária tem em resolver os problemas de saúde da população, mas de uma forma estruturada.

    “Já ouvimos falar muito bem do processo de planificação de Ji-Paraná. O que mais me chamou a atenção foi a resolutividade das unidades básicas. A nossa demanda, por exemplo, vai quase toda para o hospital de Humaitá. Queremos mudar isso. Outro ponto importante que vimos aqui foi os profissionais abraçarem a causa, como os médicos, enfermeiros, gestores e zeladores”, disse Beatriz Freire da Costa.


    Participaram da visita o secretário municipal de saúde, Cleomar Scandolara, a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Beatriz Freire da Costa, o coordenador da Saúde Bucal e Sistema de Informação, dentista Jhonatan de Oliveira e a diretora Hospital Regional de Humaitá, biomédica Laura Masson Trescher Cruz. Eles foram recepcionados pelo secretário de saúde de Ji-Paraná, Rafael Papa, o coordenador da Atenção Básica, Bruno Cesar, coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar e a coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes. 

     

     
     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08