Portaljipa
  •  
  •  

Rio Madeira ultrapassa 14 metros; estado de alerta deve ser decretado nesta sexta, em Porto Velho

Geral

POR Paulo Portaljipa EM 18/01/2018 ÀS 23:38:31

Rio Madeira ultrapassa 14 metros; estado de alerta deve ser decretado nesta sexta,  em Porto Velho

O nível do Rio Madeira voltou a subir e ultrapassou a cota de alerta durante a madrugada desta quinta-feira (18), em Porto Velho. A cota registrada às 11h30, pela Agência Nacional de Águas (ANA) é de 14,16 metros. A Defesa Civil de Porto Velho deve decretar estado de alerta no município nesta sexta-feira (19).


“A já estava esperando essa subida, devido ao volume de água que vem descendo da Bolívia. Como estamos em monitoramento constante, vamos esperar até amanhã para decretar o estado de alerta, porque pode ser que ocorra uma vazão maior. Mas, quando o rio atinge os 14 metros, ele já começa a chegar em algumas residências em áreas de risco”, explica Marcelo Santos, coordenador de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho. 

Um dia antes desta elevação, quarta-feira, o Madeira já havia aumentado o nível e se aproximado da cota de alerta, chegando a 13,97 metros. “Nós não podemos ser imprudentes. Estamos com o plano de contingência pronto e sendo colocado em prática. Apesar desta subida, nenhuma família, nenhum morador nos acionou pedindo ajuda, mas continuamos fazendo as visitas, conversando com as famílias para que elas saiam antes da água chegar. Está chovendo bastante na cabeceira dos rios Beni e Madre de Dios, e essas chuva que cai lá demora em torno de quatro dias para chegar aqui e aumentar o nível do rio”, esclarece.

Moradores dos bairros Baixa União, Triângulo, São Sebastião, Nacional, Balsa e Vila Candelária estão sendo alertados e orientados a buscarem refúgio por conta da aproximação da água das casas. 

Abunã
Na região de Abunã, o rio também registrou novo aumento e marca 20,58 metros, se aproximando ainda mais da BR-364, única via terrestre de acesso ao estado do Acre. O governo acreano, temendo novo isolamento, o que ocasionaria desabastecimento no estado como ocorreu durante a cheia histórica em 2014, já traça um plano de contingência para evitar que as águas do Rio Madeira invadam a rodovia. Em consonância com a diretoria das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, as comportas estão sendo abertas para evitar que o manancial do Rio Madeira tome parte de BR-364.

Nesta quinta-feira, em Brasília, será realizada uma reunião na Sala de Crise com a Casa Civil da Presidência da República e a Agência Nacional de Águas (ANA), além de diversos órgãos federais. O objetivo é realizar um monitoramento mais aprofundado nas hidrelétricas situadas na região do Rio Madeira
.Rio Madeira ultrapassa 14 metros; estado de alerta deve ser decretado nesta quinta em Porto Velho

 

Fonte - Rondoniagora

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa