• Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Expojipa2 019
  • Viva Bela Cosméticos
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Prefeitura investe em ginástica laboral nas Unidades Básicas de Saúde

    Geral
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 24/01/2019 ÀS 16:23:50

    Prefeitura investe em ginástica laboral nas Unidades Básicas de Saúde

         Servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão participando do projeto Vida Saudável no Trabalho, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Academias de Saúde do Município de Ji-Paraná.

    Uma vez por semana todas as UBS recebem uma educadora física para realizar atividades de ginástica laboral. O objetivo da série de exercícios é integrar os servidores e pacientes durante 15 minutos, e prevenir lesões causadas por esforço repetitivo e doenças ocupacionais.

    A Ginástica Laboral é um investimento com baixo custo, pois ajuda a diminuir as faltas no trabalho por questões de saúde, aumenta a produtividade e tem uma maior integração dos colaboradores.

    Segundo a profissional de educação física Marcela Inácio da Silva, o projeto foi criado em outubro com o objetivo de reduzir o estresse por causa da correria do dia a dia no trabalho, principalmente para os servidores da saúde.

    “Percebemos melhoras visíveis como diminuição de queixa de dores, principalmente nas costas. Esta era a principal reclamação entre os servidores. Melhorou a flexibilidade, diminuiu o estresse e vimos melhora em relação a convivência interpessoal. Essa mudança considero fundamental, pois tem refletido positivamente até no atendimento aos pacientes”, citou a profissional Marcela.

    Além do Projeto Vida Saudável no Trabalho, a Semusa mantém grupos de exercícios com idosos nas Academias municipais de saúde, do bairro Jardim dos Migrantes e BNH. As atividades físicas são oferecidas por profissionais como fisioterapeuta e educador físico duas vezes por semana em cada unidade.

    Segundo o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o Nasf, Alan Heringer Silva, os idosos são acompanhados pelos médicos do Núcleo sempre que é necessário. Uma vez por ano são realizados exames como o eletrocardiograma para verificar se tem alguma alteração cardíaca. Caso o médico identifique alguma coisa, o paciente é encaminhado ao cardiologista.

    “Eles recebem atendimento de uma equipe de saúde como fisioterapeuta, médico, nutricionista e psicólogo. Com esse trabalho integrado, percebemos que esses idosos têm adquirido uma vida mais saudável. Eles realizam alongamento, atividades físicas de leve a moderada intensidade, onde proporciona melhor aporte sanguíneo, flexibilidade, equilíbrio, controle de pressão e diabetes”, finalizou o fisioterapeuta.


    -- 
     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08