Portaljipa
  •  
  •  

Placenta é transformada em arte no Centro de Parto Normal de Ji-Paraná

Geral

POR Paulo Portaljipa EM 26/07/2018 ÀS 10:56:49

Placenta é transformada em arte no Centro de Parto Normal de Ji-Paraná

A auxiliar administrativa, Vanessa França da Silva, de 27 anos, ficou encantada com a ideia de registrar no papel o órgão que protegeu seu pequeno Vitor Inácio durante a gestação.

“Eu não conhecia esse projeto e fiquei surpresa quando vi. No começo achei estranho, depois percebi que será uma linda recordação. Vou colocar a cópia da placenta do meu primeiro filho num quadro e guardar com muito carinho. Todo esse acolhimento aqui na maternidade faz toda a diferença para nós mamães que estamos passando por um momento único em nossas vidas”, disse sorridente.

O esposo da Vanessa, o motorista Tiago José da Silva, também gostou da iniciativa do Centro de Parto Normal de tornar a experiência do parto, numa boa recordação. “Eu não imaginava que o atendimento aqui fosse assim. Eles colocaram até enfeite e o nome do meu filho na porta do apartamento. Esse acolhimento me deixou muito feliz. Ver a minha família cuidada não tem preço”, falou o papai de primeira viagem.

Com ações como essas, a meta da Prefeitura de Ji-Paraná é aumentar o número de partos normais e diminuir a cesariana. Para o médico ginecologista e obstétrico, José Antonio Urresti, o nascimento natural é uma recomendação do Ministério da Saúde, e graças ao investimento do município na criação do Centro de Parto Normal, o número de mulheres que decidem pelo parto sem cirurgia, está aumentando.

“Sabemos que essa decisão é extremamente importante para a saúde dos dois. A mãe se recupera mais rápido, tem melhores condições de cuidar do filho ou da filha. Para o bebê, a grande vantagem é que ele respira melhor e tem mais saúde. Vale a pena investir no nascimento normal e, aos poucos, ir desmistificando essa história de que a cesariana é melhor. Tudo que é natural é mais saudável”, finalizou o médico.

 
 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa