Luto na igreja | Morre, aos 83 anos, Dom Moacyr Grechi, em Porto Velho

Geral
4 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 18/06/2019 ÀS 11:48:49

Luto na igreja | Morre, aos 83 anos, Dom Moacyr Grechi, em Porto Velho

Morreu, na noite desta segunda-feira (17), Dom Moacyr Grechi. A informação foi confirmada pela irmã Maria de Fátima Gonçalves, que convivia o arcebispo emérito da Arquidiocese de Porto Velho. “Até hoje ele ainda estava falando. Foi uma fatalidade para todos”, complementou, emocionada. A assessoria de Dom Moacyr, que tinha 83 anos, também confirmou o falecimento.

Irmã Fátima explicou que Grechi teve duas paradas cardíacas nesta segunda e vinha reclamando de dores abdominais. Ele deu entrada em um hospital particular da cidade na última sexta-feira (14).

Em nota, a Arquidiocese de Porto Velho lamentou a morte do arcebispo emérito e disse que Dom Moacyr vinha “tratando de uma infecção”.

“Ele teve a primeira parada por volta das 15h de hoje (segunda-feira). Depois foi reanimado pelos médicos, mas voltou em estado grave. Agora a noite teve a segunda, mas não voltou”, explicou irmã Fátima.

De acordo com o Padre Valdecir Luiz Cordeiro, nesta segunda, Dom Moacyr precisou ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital onde seguia internado. “Ele estava mesmo com problemas abdominais”, ressaltou.

Segundo o Padre Antônio Fontinelli, também próximo de Grechi, uma reunião com outros padres deve definir quando, como e onde será o último adeus ao Dom Moacyr.

Dom Moacyr Grechi

Em julho de 1998, Dom Moacyr Grechi, que era natural de Santa Catarina, foi nomeado arcebispo de Porto Velho. Ele se tornou arcebispo emérito no dia 30 de novembro de 2011.

Foi ordenado padre em 1961, aos 25 anos. Em julho de 1972, Grechi foi indicado bispo prelado no Acre. Na capital Rio Branco, Dom Moacyr apresentou a teologia da libertação para sindicalistas como Chico Mendes e Marina Silva. Além disso, foi apoiador de lutas populares na Amazônia.

“Ele fez mestrado em teologia em Roma. Era um homem de grande erudição, lia em diversos idiomas, tinha senso de humor apuradíssimo, exímio orador, capaz de entusiasmar a audiência desde as primeiras palavras. Destacava-se pela lealdade às pessoas, amigo dos pobres, que defendeu por toda a vida. Era um grande promotor da leitura popular da bíblia, deu grande impulso às comunidades eclesiais de base (CEBs), as quais se estruturam a partir da centralidade da Palavra de Deus”, declarou Padre Valdecir.

Confira abaixo a nota da Arquidiocese de Porto Velho sobre a morte de Dom Moacyr Grechi:

NOTA DE PESAR

Cumprimos com pesar o doloroso dever de informar o falecimento de Dom Frei Moacyr Grechi, OSM, Arcebispo Emérito de Porto Velho, neste início de noite de segunda-feira, dia 17 de junho, no hospital onde estava internado tratando de uma infecção. Nascido aos 19 de janeiro de 1936 em Turvo – SC, Dom Moacyr foi ordenado presbítero da Ordem dos Servos de Maria aos 29 de junho de 1961. Tendo sido nomeado prelado do Acre e Purus em 1972, múnus que exerceu por pouco mais de um ano como presbítero, foi ordenado Bispo Titular de Vegesela em Numidia aos 21 de outubro de 1973. Ao ser erigida a Diocese de Rio Branco em 1986, foi nomeado seu Bispo.

Em 29 de julho de 1998 foi nomeado Arcebispo de Porto Velho, cargo que exerceu até a aceitação de sua renúncia por idade aos 30 de novembro de 2011. Durante seu ministério, Dom Moacyr sempre se mostrou preocupado com as causas sociais, com a vida dos pequenos e dos pobres.

O que fez também a nível institucional, sendo um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo seu presidente por oito anos, e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), atuando na defesa dos pequenos agricultores, dos indígenas, dos seringueiros e de muitos outros em situação de exclusão social.

Destaca-se outrossim o seu grande amor e incentivo às CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), movido sempre pela profecia vinda do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (cuja leitura costumava carinhosamente cobrar do povo), bem como um profundo amor pela Santíssima Mãe de Jesus.

Assim que tivermos maiores detalhes sobre o sepultamento tornaremos a informar. Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno, e brilhe para ele a vossa luz!

Porto Velho, 17 de junho de 2019.

† Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Pe. Marcelo Moschini Daudt

Chanceler

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08