• Q FOME
  • AABB-JIPA - Associação Atlética Banco do Brasil
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • CASA DE ALTO PADRÃO A VENDA EM JI-PARANÁ
  • Viva Bela Cosméticos
  • Instituto de Olhos Caius Prieto Ji-Parana
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • Mercadão dos Óculos
  • Ji-Paraná recebe Selo Destaque Estadual do Projeto Educação que Faz a Diferença

    Geral
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 29/06/2020 ÀS 13:48:08

    Ji-Paraná recebe Selo Destaque Estadual do Projeto Educação que Faz a Diferença


    Ji-Paraná foi a única cidade de Rondônia a ser contemplada com o Selo Destaque Estadual, com base em estudo apresentado em uma transmissão online na última quinta-feira, 25, que identificou mais de 100 redes municipais de ensino com destaque no Ensino Fundamental. O projeto “Educação que Faz a Diferença” foi realizado por meio de uma parceria entre os Tribunais de Contas de todo o País e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental identificando as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotados.


    O Estudo, de acordo com Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), foi realizado por auditores dos Tribunais de Contas de agosto a outubro de 2019, que visitaram 116 escolas de 69 redes de ensino municipais de todo o Brasil, além de quatro divisões regionais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foram realizadas entrevistas com os secretários de Educação, equipe técnica, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e com estudantes, além de observações de aulas. Das 69 redes visitadas, 41 são redes tratamento, assim chamadas por terem bons resultados educacionais no Ensino Fundamental, tipo de rede em que a Rede de Educação de Ji-paraná está inserida, e as demais 28 foram denominadas pela pesquisa como redes controle, que não possuem resultados educacionais tão satisfatórios.


    “Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias; também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da Educação”, destacou o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola.

     

    Trabalho em equipe

    Das impressões e análises dos pesquisadores constante do Projeto sobre a Rede de Educação de Ji-Paraná foi destacado que, “a continuidade das políticas educacionais e a manutenção dos profissionais novamente merecem menção. Outro ponto é o trabalho em equipe, que é bastante incentivado e valorizado, fazendo com que todos compartilhem conhecimento e experiências”.

    Além de Ji-Paraná, outras 11 redes municipais de 11 Estados receberam o Selo Destaque Estadual, 104 receberam o Selo Bom Percurso e apenas 02 redes municipais de Educação receberam o Selo Excelência do “Educação que Faz a Diferença”, em um universo de 5.570 Municípios e mais de 101 mil escolas públicas de Ensino Fundamental.

    “Confesso que fiquei surpresa com o resultado do Estudo, uma vez que a pesquisa foi realizada por auditores do Tribunal de Contas e não por técnicos do Ministério da educação (MEC) ou entidades públicas ligadas diretamente à Educação. Atribuo o sucesso da nossa Rede ao compromisso da equipe, a qual valoriza o desempenho de cada profissional”, disse a secretária municipal de Educação, Edilaine Alves da Silva Nogueira.

     


     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08