• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • Chácara da Sefin
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Auto Escola Norte
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Faculdade UNIJIPA
  • Em menos de 24h, mais de 10 mil roupas são doadas a famílias afetadas por incêndio entre Brasil e Bolívia

    Geral
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 26/06/2019 ÀS 11:41:13

    Em menos de 24h, mais de 10 mil roupas são doadas a famílias afetadas por incêndio entre Brasil e Bolívia

    Em menos de 24 horas, mais de 10 mil peças de roupas foram doadas às famílias afetadas pelo incêndio que atingiu a comunidade boliviana de Buena Vista, região fronteira com Rondônia, no início da noite da última segunda-feira (24). Parte do vilarejo de palafitas ficou destruído. As chamas foram apagadas por completo apenas nesta terça-feira (25).

    A informação sobre as doações foi repassada ao G1 pela secretária-adjunta Municipal de Assistência Social (Semas), Senira Dantas, que trabalha na fronteira com o município de Costa Marques (RO), no auxílio aos moradores vítimas do incêndio.

    'Ainda há mais de 400 cobertores doados de ontem para hoje. Também tem calçados, material de higiene, alimentos e água mineral. Tudo foi doado pelos voluntários, a população em massa e empresários. Os trabalhos de auxílio por aqui vão continuar', complementou Dantas.

    Incêndio foi registrado na noite de segunda-feira, 24 — Foto: Reprodução/FacebookIncêndio foi registrado na noite de segunda-feira, 24 — Foto: Reprodução/FacebookIncêndio foi registrado na noite de segunda-feira, 24 — Foto: Reprodução/Facebook

    Conforme Senira, a capitania boliviana disse que ao menos 19 famílias – média de 70 pessoas, entre crianças, jovens e adultos – perderam todos os pertences por causa das chamas.

    O governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), publicou uma nota informando que também está solidário com as vítimas do incêndio.

    'O governador determinou às secretarias de Estado que trabalhem com urgência para atendimento aos atingidos pelo sinistro. De imediato, medidas para acolher os bolivianos foram iniciadas pelas secretarias estaduais de Rondônia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de arrecadar agasalhos e mantimentos para remeter aquelas pessoas atingidas por este lamentável acidente', diz o comunicado.

    Mapa mostra área onde ocorreu o incêndio que destruiu comércio e casas na segunda-feira, 24.  — Foto: Google Earth/ReproduçãoMapa mostra área onde ocorreu o incêndio que destruiu comércio e casas na segunda-feira, 24.  — Foto: Google Earth/ReproduçãoMapa mostra área onde ocorreu o incêndio que destruiu comércio e casas na segunda-feira, 24. — Foto: Google Earth/Reprodução

    40% da estrutura prejudicada

    Um canal estatal boliviano publicou nas redes sociais, ainda na noite do incêndio, de que ao menos 40% da estrutura do vilarejo foi prejudicado pelas chamas.

    'Por volta das 20h de segunda-feira, um incêndio na cidade de Buena Vista #Beni, fronteira com o #Brasil, destruiu pelo menos 40% das casas da comunidade e causou a evacuação dos afetados para Costa Marques, #Brasil', cita a publicação.

    Segundo o governo da Bolívia, além das lojas da comunidade, mais de 20 casas foram totalmente destruídas pelas chamas, que podem ter começado em um estabelecimento que vendia combustível na cidade de palafitas. Dez pessoas tiveram ferimentos, sendo três crianças. Ao menos 200 bolivianos foram atingidos pelo incêndio.

    Início

    A polícia contou que o fogo teria começado por volta das 18h dentro de uma loja do vilarejo.

    O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Cassiano Sidon, que também ajuda as famílias, detalhou ao G1 que a primeira informação sobre o incêndio é de que as chamas teriam iniciado após a explosão de um motor de energia dentro de um estabelecimento.

    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08