Diocese de JPr emite nota mas não explica saída de padre

Geral
2 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 08/03/2018 ÀS 13:54:15

Diocese de JPr emite nota mas não explica saída de padre

Cinco dias após a destituição de um padre na Paróquia São Sebastião, a Diocese de Ji-Paraná, divulgou uma nota às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e à imprensa se posicionando sobre o caso. O documento oficial assinado pelo bispo diocesano, Dom Bruno Pedron, sbd, oferece esclarecimentos sobre a destituição do Pe. Wanderson da Silva Ferreira do serviço de pároco.

De acordo com o texto, as decisões tomadas pela Diocese sobre a destituição cumpriu “fielmente com o disposto no Código de Direto Canônico”. Em outro ponto, a declaração, que foi redigida após entendimento entre a Assessoria Jurídica, o Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos e o Conselho Presbiterial Diocesano, informa que “em nenhum momento foram retirados do Padre seus direitos civis e religiosos, continuando o mesmo como ‘Padre Religioso’, membro do ‘Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria’, prova que o mesmo celebrou a Eucaristia validamente no domingo, dia 04 de março e abençoou os fiéis que o acompanharam ao aeroporto, na terça, dia 07”.

A nota foi encerrada afirmando que a Diocese “tem respeito a todas as manifestações acontecidas”. Esta referência acontece em lembrança ao “manifesto pacífico” feito por fiéis da Paróquia São Sebastião, na última sexta-feira (2), quando o então pároco havia sido comunicado da sua destituição. Outro fato marcante ocorreu ontem (6), durante umapasseata por diversas ruas da cidade, em despedida e com homenagens (cartazes) de várias pessoas que saíram da sede da Paróquia, no bairro Jardim dos Migrantes seguindo até o aeroporto José Coleto, onde agradeciam o padre Wanderson pelas ações desenvolvidas como líder paroquial.

REPERCUSSÃO

A nota enviada pelo bispo diocesano, Dom Bruno Pedron, sbd, foi recebida com indignação e revolta. Em nome da Comissão Laical da Paróquia São Sebastião, Antônio Marcos Gross, declarou na comunidade “Os Fiéis Clamam A Sua Permanência“, criada numa rede social que: “Tínhamos certeza de que não teria a hombridade e a humildade do Bom Pastor para reconhecer diante do Povo Ferido da Paróquia São Sebastião e todos aqueles e aquelas de Boa Fé que manifestaram o desejo e o clamor do esclarecimento…”

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08