• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • AABB-JIPA - Associação Atlética Banco do Brasil
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Espetaria Casa Preta
  • Brasa Espetaria
  • Viva Bela Cosméticos
  • Faculdade UNIJIPA
  • Censura de livros em Rondônia, eleições nos EUA e muito mais

    Geral
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 13/02/2020 ÀS 14:06:39

    Censura de livros em Rondônia, eleições nos EUA e muito mais
    Liberdade de imprensa A jornalista Patricia Campos Mello foi ofendida com mentiras durante uma sessão da CPMI das Fake News, realizada na última terça-feira (12/02) no Congresso. Em 2018, a jornalista publicou uma série de reportagens sobre compra ilegal de disparos de mensagens no WhatsApp em benefício do então candidato à presidência Jair Bolsonaro. Uma onda de ataques contra Patrícia foi estimulada nas rede pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP).

    Reações A rede do Pacto pela Democracia elaborou uma nota conjunta em repúdio ao ataque. Diversas entidades de classe também o fizeram. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) se manifestou. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) publicaram uma nota conjuntamente. Há ainda um manifesto assinado por mais de uma centena de mulheres jornalistas. 
    Censura Reportagem relata a tentativa de censura realizada pela secretaria de educação de Rondônia, por orientação do governo do estado, ao mandar recolher das escolas uma lista com 43 livros, de autores como Rubem Alves, Mário de Andrade, Machado de Assis, Franz Kafka e Euclides da Cunha.

    Autoritarismo No último dia 9, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, ordenou que militares das Forças Armadas ocupassem o plenário do Congresso do país. Reportagem analisa o perfil do presidente e suas motivações para realizar essa medida autoritária.

    Eleições e democracia Artigo do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Valdecir Pascoal, analisa a queda da qualidade da democracia no mundo e a importância de se defender os valores democráticos, especialmente em anos eleitorais.

    Eleições nos EUA Primárias, delegados, 'super terça'... Reportagem explica como funciona o processo de escolha dos candidatos à presidência dos Estados Unidos.

     
    Incidência política O mandato coletivo da Bancada Ativista lançará, no dia 17, em São Paulo - SP, o Guia Prático de Incidência em Políticas Públicas, um mapa para facilitar a construção de estratégias de incidência por parte de ONGs, movimentos e coletivos.

    Fundeb Todos Pela Educação lançou uma campanha pelo Novo Fundeb, principal fonte de recursos das escolas brasileiras, que está chegando ao fim e tem sua renovação em discussão no Congresso Nacional. Os materiais podem ser acessados através do site.


    Primeira infância A Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Fundação Bernard van Leer e apoio da Rede Conhecimento Social, realiza no dia 18 de fevereiro, em São Paulo - SP, a Formação sobre Monitoramento de Políticas pela Primeira Infância

    Amazônia A Transparência Internacional - Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e a campanha Seja Legal com a Amazônia, realiza no dia 19, em Brasília - DF, o 'Seminário Amazônia: Desmatamento, Crime Organizado e Corrupção'.

    Memória O Instituto Marielle Franco, que busca manter viva a memória da vereadora e seguir na busca por justiça, lançou sua campanha de financiamento coletivo. A primeira meta é a construção da Casa Marielle.

     
    Instituto Clima e Sociedade e Agência Pública lançam microbolsas para estudantes de jornalismo interessados em investigar o tema da mobilidade. O regulamento completo pode ser acessado no site

    ITS Rio busca estagiário(a) de marketing. Inscrições até o dia 14 de fevereiro. A vaga é para o escritório no Rio de Janeiro - RJ.


    IDDD busca educador(a) para atuar no projeto Educação para Cidadania no Cárcere. Inscrições até o dia 17 de fevereiro. 

    Inesc busca estagiário(a) na área de políticas e direitos socioambientais com ênfase na Amazônia. Inscrições até o dia 20 de fevereiro. A vaga é para o escritório em Brasília - DF.

    Plan International busca Analista de Projeto e Gerente de Desenvolvimento de Negócios (Marketing e Captação de Recursos). Inscrições e informações sobre as vagas através do site.

     
    Gostou do conteúdo que separamos para você na newsletter desta semana? 
    Encaminhe para um amigoEncaminhe para um amigo
     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08