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  • Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo

    Segundo a OMS, mais de 18 milhões de brasileiros convivem com a patologia

    Geral
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    Paulo Portaljipa EM 14/09/2019 ÀS 13:36:30

    Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo


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    CURITIBA, 10/09/2019\r\n– Dados recentes divulgados\r\npela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 9,3% dos brasileiros,\r\nmais de 18 milhões, apresentam os sintomas de ansiedade. Infelizmente, o Brasil é o líder mundial na\r\npatologia, apresentado números três vezes maiores que a média mundial. Na\r\nAmérica do Sul, por exemplo, os índices brasileiros superam países que se\r\nencontram em estado alarmante quando o assunto é ansiedade, entre eles Paraguai\r\n(7,6%), Chile (6,5%) e Uruguai (6,4%).

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    \r\nHoje, os transtornos derivados da ansiedade já são a terceira razão de\r\nafastamentos do trabalho no Brasil, sendo que os gastos do INSS (Instituto\r\nNacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de\r\nbenefícios anuais, de acordo com dados da Previdência Social.  Segundo Dr.\r\nMassimo Colombini, médico da família da Docway, acredita-se que esses números\r\nsão decorrentes dos conflitos sócio-econômicos, da violência, trânsito nas\r\ngrandes cidades, e instabilidade política, que geram grande tensão na\r\npopulação. Mas, afinal de contas, o que é ansiedade, quais seus sintomas,\r\ne como preveni-la? O médico explica que a ansiedade é que uma resposta\r\nsubjetiva ao estresse sofrido por um indivíduo. Para a medicina existem dois\r\ntipos de transtorno: o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e a Síndrome\r\ndo Pânico. Ambos constituem doenças graves e precisam ser tratados por um\r\npsiquiatra com o uso de medicamentos adequados para o controle dos sintomas e acompanhamento\r\nmédico contínuo.

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    Quanto aos sintomas, o médico explica que\r\npodem variar de acordo com cada paciente. “Os sintomas são muito variáveis,\r\ndesde uma sensação de angústia, mal-estar, coração acelerado, desatenção,\r\ntremores, entre outros. O que pode levar a sentimentos de grande desespero com\r\nprejuízos a vida de quem sofre com esse transtorno”, comenta Colobini. O\r\ntratamento também varia de acordo com cada paciente, o grau de estresse, de\r\nansiedade de cada indivíduo. “A forma com que a pessoa lida com a ansiedade é\r\nmuito individual, quando ela procura ajuda no consultório procuro analisar a\r\nmelhor forma de trabalhar o problema para que os resultados sejam\r\nsatisfatórios”, completa o médico.

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    Confira dicas\r\nespeciais do especialista para controlar a ansiedade:

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    1.        \r\nPratique atividades físicas: nosso corpo\r\nproduz endorfina que é um hormônio que propicia uma sensação de bem-estar,\r\nsatisfação e relaxamento;

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    2.        \r\nBeba água: considerada um “calmante” natural,\r\né fundamental e ajuda no controle da ansiedade;

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    3.        \r\nRespire lentamente: o simples fato de respirar\r\nlenta e profundamente algumas vezes acalma;

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    4.        \r\nConversar/desabafar com pessoa amiga,\r\nprofissional de saúde, terapeuta ou coach: resulta em grandes benefícios e\r\npode contribuir para reduzir bastante a ansiedade;

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    5.        \r\nAtividades em contato com a natureza ou\r\nanimais: traz paz e sensação de plenitude para a maioria das pessoas;

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    6.        \r\nTécnicas de meditação ou atividades de\r\nrelaxamento: mindfulness, yoga, pilates, exercícios de alongamento e Lian Gong;

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    7.        \r\nMúsica e dança: são atividades excelentes,\r\nprocure uma que você goste;

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    8.        \r\nAtividades artísticas e culturais: desde fazer\r\num simples desenho, escrever uma poesia, uma crônica ou uma história, até\r\npintar um quadro, atividades manuais ou artesanato podem trazer grandes\r\nbenefícios;

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    9.        \r\nCompreender que “preocupações” muitas vezes\r\nsão apenas “pré-ocupações”, assim o simples fato de refletir em cada situação\r\nque gera ansiedade se existe algo a ser feito naquele determinado momento, se\r\ntiver atuar sobre a situação e deixar de pensar; e se não tiver nada a ser\r\nfeito procurar pensar em situações agradáveis que distraiam a mente;

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    10.    \r\nReconnective healing/ cura reconectiva:\r\ndesenvolvida nos Estados Unidos e utilizada no mundo todo, promove bem-estar, equilíbrio\r\nfísico e emocional.

     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
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