• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Odonto Malini
  • Viva Bela Cosméticos
  • Expojipa2 019
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Auto Escola Norte
  • 35 MIL VEÍCULOS IRREGULARES EM JI-PARANÁ

    Dos mais de 890 mil veículos cadastrados com placas do Estado, mais de 387 mil estão com o Imposto de Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA) atrasados. A estatística &e...

    Geral
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 31/10/2016 ÀS 04:15:53

    35 MIL VEÍCULOS IRREGULARES EM JI-PARANÁ

    Dos mais de 890 mil veículos cadastrados com placas do Estado, mais de 387 mil estão com o Imposto de Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA) atrasados. A estatística é do Departamento Estadual de Trãnsito (Detran RO) através da Seção de Processamentos de Dados Estatísticos, referente ao último mês de setembro. O município de Guajará-Mirim se mantém em primeiro lugar 52,3% de sua frota que totaliza 16.393 veículos. O segundo maior município de Rondônia, Ji-Paraná ocupa a 16ª posição com 42,3% da frota de 83.920 veículos, ou seja, são mais de 35 mil veículos com documentação em atraso.




    IPVA


    O IPVA é um imposto que incide sobre a propriedade de um veículo. Este tributo é estadual, recolhido para os cofres do estado. O valor do imposto é determinado por cada governo estadual. Qualquer pessoa que possua um veículo automotor, como carro, moto, caminhão, ônibus, van ou micro ônibus precisa pagá-lo. Como o IPVA é estadual, há estados que eximem do pagamento os proprietários de carros mais antigos, com mais de 10 ou 20 anos de uso.


    Do produto da arrecadação, 50% é destinado ao Estado e os outros 50% aos municípios de origem da placa. Quem recebe o dinheiro arrecadado são os Estados e o Distrito Federal, por meio das secretarias da Fazenda. O pagamento desse ou de qualquer imposto não confere ao contribuinte qualquer garantia de contraprestação de serviços. Sendo assim, nem o estado nem as cidades têm a obrigação de destinar o valor arrecadado no IPVA para nenhum fim específico, nem mesmo manutenção das vias. (ovigilanteonline).


    Os dez mais


    De acordo com o Ranking do Detran, as dez cidades com o maior inadimplência são: Guajará-Mirim (52,3%), Candeias do Jamari (49,4%), Mirante da Serra (49,4%), Porto Velho (49,3%), Cujubim (48,8%), Ariquemes (48,4%), Nova Mamoré (48,1%), Costa Marques (47,4%), Monte Negro (46,5%) e Alto Paraíso com 46,4%. Já as dez mais cidades onde a inadimplência é menor são: Jorge Teixeira (33%), Vale do Anari (32%), Colorado (31%), Nova União (31,7%), Curumbiara (31,5%), Novo Horizonte (31,5%), Cabixi (31,4%), Theobroma (31,3%), Primavera de Rondônia (30,5%), Teixeirópolis (29,8%) e São Felipe (29,5%).


    Ji-Paraná


    Com uma frota de 83.920 veículos, o município de Ji-Paraná, ocupa a 16ª posição no Ranking da inadimplência estadual, referente ao IPVA com 42,8%, representando 35.885 veículos irregulares. Essa alta, para o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Walter Leitão significa redução nos investimentos na sinalização, segurança e educação de trânsito. Segundo ele, os meses de setembro e outubro respectivamente, em decorrência do período eleitoral, ocorreu drasticamente a redução da fiscalização ostensiva, sempre feita em parceria com o próprio Detran e a Polícia Rodoviária Federal, delegacia local. Ele assegurou já formalizado o pedido ao referido órgão no sentindo que a fiscalização retorne o quanto antes. “Infelizmente, muitos condutores somente se regularizam após serem abordados em blitz e seu veículos recolhidos ao pátio do Detran”, afirmou.



     

    Fonte - Diário da Amazônia

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08