• Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Viva Bela Cosméticos
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Paralímpico encerra em Ji-Paraná com a premiação de quatro modalidades

    A etapa estadual Paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) encerrou nesse domingo (28) em Ji-Paraná com as cerimônias de premiações nas modalidades atl...

    Esporte
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 29/08/2016 ÀS 16:29:17

    Paralímpico encerra em Ji-Paraná com a premiação de quatro modalidades

    A etapa estadual Paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) encerrou nesse domingo (28) em Ji-Paraná com as cerimônias de premiações nas modalidades atletismo, futsal, bocha convencional e bocha adaptada. A natação e o tênis de mesa foram os primeiros esportes a concluir provas e receber premiações. A competição durou quatro dias e serviu como classificatória à etapa nacional que acontecerá de 21 a 26 de novembro na capital paulista.


    A primeira premiação do domingo ocorreu no estádio Biancão, local da realização das provas do atletismo. Em seguida, no ginásio Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), as equipes do futsal das chaves “A” e “B” receberam medalhas no pódio, logo após as partidas válidas pela final. Simultaneamente foram premiados os paratletas da bocha convencional, no Clube Recreativo da Jibram; e os da bocha adaptada, na quadra da Escola Estadual Gonçalves Dias.


    A etapa Paralímpica em Ji-Paraná começou na quinta-feira (25) com a cerimônia de abertura nas dependências do Gerivadão. O evento oficial contou com desfile das delegações, apresentações artísticas, pronunciamentos oficiais de autoridades municipais e estaduais, juramento e acendimento da pira olímpica.


    Na ocasião, a secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, anunciou que em 2017 o governo estadual vai custear a hospedagem para os paratletas na rede hoteleira da cidade sede dos jogos, assim como ocorreu na fase estadual infantil do Joer, em Cacoal; e na fase estadual juvenil que acontecerá em Vilhena.


    “Este ano, a acomodação ocorreu em escolas estaduais, mas no ano que vem vamos contratar serviço de hotelaria para atender vocês, conforme ficou decidido em audiência pública exclusivamente para esse fim”, afirmou a secretária na abertura do evento paralímpico.


    Na noite do sábado, a comunidade paratleta participou de uma noite cultural do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), ocasião em que puderam apresentar danças típicas ampliando as atividades culturais. A noite cultural ocorreu na quadra esportiva da Escola Estadual Rio Urupá. “Daqui podemos assistir a alegria, a felicidade, a interação desses meninos”, disse do alto da arquibancada a coordenadora do evento, professora Célia Nogueira.



    Presente durante toda a competição, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) atuou conforme previsto na legislação desportiva rondoniense. “Foi tudo muito tranquilo nesta etapa paralímpica. Os casos apresentados foram solucionados”, avaliou o auditor Arthur de Lima, classificando como corriqueiras e sem agravos as denúncias apresentadas ao TJD.


    Com a finalização da etapa estadual, o Comitê Central Organizador (CCO) dos Jogos cumpre agora o protocolo de formalização das inscrições do “Time Rondônia” que disputará a etapa Nacional em São Paulo.


    “A etapa especial Paralímpica foi uma competição brilhante, emocionante. De agora em diante vamos tabular os dados e certificar os índices exigidos pelo Comitê Paralímpico para credenciar os nossos representantes que irão competir em São Paulo”, disse ítalo Aguiar, coordenador-geral da Paralímpiada em Rondônia.


    Durante quatro dias de jogos, o paralímpico juntou 567 paratletas em seis modalidades esportivas disputadas em cinco praças esportivas. A organização do evento acomodou, em quatro escolas estaduais, as delegações de 25 cidades de nove regionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dirigentes, técnicos e organizadores. A competição contou com voluntários de universidades privadas e a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo de Ji-Paraná.




    Veja galeria de fotos dos jogos

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08