• Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Odonto Malini
  • Expojipa2 019
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Auto Escola Norte
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • Tema da redação do Enem 2015 surpreende candidatos de RO

    A redação do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou os candidatos surpresos em Rondônia neste domingo (25). Com o tema "A persistência da viol&eci...

    Educação
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 25/10/2015 ÀS 17:27:24

    Tema da redação do Enem 2015 surpreende candidatos de RO

    A redação do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou os candidatos surpresos em Rondônia neste domingo (25). Com o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", os candidatos precisaram discursar sobre este tipo de crime.


    Sonhando em fazer qualquer curso superior, Lucas Batista, 27, considerou a violência contra as mulheres um assunto fácil para ser trabalhado na prova. "A redação eu fiz, porém a prova marquei na sorte", revela o candidato que faz o Enem pela 3ª vez.


    Para Karen Schaffer, 19, que fez a prova do Enem em Vilhena (RO), no Cone Sul do estado, o tema da redação se tornou complicado, pois ela estudou a crise migratória da Europa e crise hídrica no Brasil. "Caiu muita coisa que a gente já tinha estudado há muito tempo e a redação foi um assunto que não tinha estudado", diz.


    Sorte
    Uma outra candidata de Vilhena não foi tão pega de surpresa em relação ao tema da redação. Segundo Jéssica Damiana de Freitas, na noite de sábado (24) ela chegou a ver um post em uma rede social sobre a questão do feminismo e chegou até a comentar com uma amiga. "Decidimos estudar um pouco do tema", diz a jovem que preencheu 27 linhas da redação.


    Em Cacoal (RO), Tamirys de Oliveira Abreu, 18, também não se surpreendeu com o tema da redação. Segundo ela, já era prevísivel um assunto semelhante. "Para mim a redação foi a melhor das provas", diz a jovem que deseja conseguir uma vaga de direito na Universidade Federal de Rondônia.


    Violência contra as mulheres também era esperada por Leonador Felipe Miranda, 20, que fez a prova em Cacoal. "Ano passaso achei mais dificíl¨



    O estado de Rondônia teve 91.260 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 632 indígenas, 13 idosos, 141 gestantes e 1 transexual estão entre os inscritos. Mais de 58% dos candidatos são do sexo feminino, sendo registradas 37.681 inscrições masculinas.


    A principal faixa etária em Rondônia é de pessoas entre 21 e 30 anos, que possui apenas o ensino médio.


    As provas foram aplicadas em todo o Brasil neste domingo (25). Em Rondônia, os portões abriram às 10h (horário local) e fecharam às 11h (horário local), seguindo o horário oficial de Brasília (DF).


     

    Fonte - G1/RO

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08