• Viva Bela Cosméticos
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Odonto Malini
  • Expojipa2 019
  • Seduc incentiva inscrições em prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil

    Até essa terça-feira (18), havia sido inscritos em Rondônia 250 projetos ao Prêmio Gestão Escolar e 150 ao Prêmio Professores do Brasil, lançados em ...

    Educação
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 19/08/2015 ÀS 18:29:50

    Seduc incentiva inscrições em prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil

    Até essa terça-feira (18), havia sido inscritos em Rondônia 250 projetos ao Prêmio Gestão Escolar e 150 ao Prêmio Professores do Brasil, lançados em maio pelo Ministério da Educação, em Brasília.


    Ao tomar conhecimento dos dados, a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, pediu o empenho dos coordenadores regionais de Educação, dos gestores escolares, professores e alunos para que participem da Iniciativa Educadores do Brasil. “O prêmio é uma possibilidade para crescer enquanto gestor e dar visibilidade para o que está sendo feito. Além disso, fortalece um dos eixos estruturantes da macropolítica de educação do governo Confúcio Moura, que é a gestão educacional”, afirmou.


    As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil estão abertas até 14 de setembro, no endereço eletrônico: educadoresdobrasil.org.br.


    As premiações são promovidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC), com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica; redefinição do papel do diretor – a partir da disseminação das boas práticas de gestão.


    Fátima Gavioli explicou que o Prêmio Gestão Escolar (2015/2016) é destinado a escolas de ensino regular da educação básica, da rede pública, e busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.


    Já o Professores do Brasil se destina a premiar 30 escolas que façam a produção de um relato de experiência vivida na sala de aula, e representa uma forma de sistematizar e organizar o conhecimento produzido pelos professores.


    A secretária reforçou que os prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil servem de incentivo à educação. O primeiro estimula e reconhece, desde 1999, boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica. O segundo, instituído em 2005, premia o professor que se destaca.


    “Esse prêmio tem um papel pedagógico muito forte. Em um ano, há o prêmio. No outro, há ações de incentivo nos estados e municípios para a adoção das práticas mais relevantes”, relatou.


    Cerca de 34 mil escolas já participaram do prêmio Gestão Escolar desde a primeira edição, em 1999. São avaliadas as gestões pedagógica, participativa e de infraestrutura. Em 2014, o prêmio passou a ser bianual. Nos anos ímpares, há a seleção e premiação. Nos pares, os gestores inscritos no ano anterior recebem treinamento.



    O prêmio Professores do Brasil, que reconhece desde 2005 práticas inovadoras e bem-sucedidas de ensino desenvolvidas por educadores da rede pública, já teve oito edições. No ano passado, 6.808 inscrições foram feitas, um recorde desde o início do prêmio.



    Embora integrados, com um mesmo prazo de inscrição e um site único, os dois prêmios permanecem com o foco específico. Cada um com o público-alvo e as regras de seleção próprias. Ambos distribuem premiação em dinheiro aos profissionais e escolas selecionados.

     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08