• Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Auto Escola Norte
  • Expojipa2 019
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Odonto Malini
  • MINISTRO DA EDUCA

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inaugura a primeira etapa da nova sede na cidade de Jaru. O Campus Avançado fica num...

    Educação
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 10/05/2017 ÀS 20:18:25

    MINISTRO DA EDUCA

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inaugura a primeira etapa da nova sede na cidade de Jaru. O Campus Avançado fica numa área de 49 mil m², onde está sendo entregue o bloco administrativo, com salas de aula. A unidade possui atualmente 310 alunos matriculados, com previsão de dobrar este quantitativo em 2018. Este é o nono campus do IFRO no Estado, sendo sua implantação iniciada em 2012, através do polo de educação à distância. Nesta primeira fase está sendo entregue um bloco que possui aproximadamente 330 m² com uma estrutura moderna de salas e também um laboratório de informática, que serão inaugurados no dia 12 de maio, às 16 horas, na sede docampus, pelo Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e pelo reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite. Na cerimônia também será realizada a vistoria das obras em andamento no campus e a liberação de recursos para as próximas etapas de construção.


    Com o objetivo de aumentar a oferta de cursos para o município e região, já estão em andamento as obras para construção de outro bloco com salas e laboratórios, orçado no valor de mais 1,8 milhão. O reitor do IFRO explica que a implantação do campus em Jaru contribui para o desenvolvimento socioeconômico da cidade, e também no entorno dela. “Essa oferta será ampliada, com a disponibilização de cursos técnicos integrados ao ensino médio e de cursos superiores, bem como o desenvolvimento de pesquisas científicas e de ações de extensão. Essas ações do IFRO contribuirão para a permanência dos jovens no município e região, sem a necessidade de se deslocarem para estudar em outras localidades dentro ou fora do Estado”, afirmou.


    Além disso, o campus em Jaru possibilita a formação qualificada de jovens e adultos, acatando uma antiga solicitação da região. “Atendendo a elevada demanda por formação profissional em diversas áreas da economia, com destaque para o comércio e serviços, produção alimentícia e agropecuária”, analisou o reitor. O Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, ressalta que as expectativas são muito positivas quanto à inauguração da unidade. “Vamos apresentar as atividades e demandas que a unidade possui, ressaltando seu valor institucional e motivador para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, para que com isso consigamos migrar da estrutura de “Campus Avançado” para “Campus Jaru”, e aumentar nossa composição institucional e funcional”, destacou.


    Ainda este ano, será lançado edital para seleção de pesquisadores para o projeto do Diagnóstico Regional do Campus Jaru, vinculado ao Observatório do IFRO, visando definir quais os próximos cursos a unidade irá ofertar ao público. Esse estudo objetiva detectar quais as necessidades da região e a melhor forma de atender os arranjos produtivos locais. “Os novos cursos a serem ofertados com a ampliação do campus serão definidos a partir de pesquisa de demanda junto às comunidades, aos órgãos e instituições localizadas nos municípios daquela microrregião”, finalizou Uberlando.


    Campus Jaru atualmente oferta cinco (5) cursos técnicos, entre eles: Segurança do Trabalho, Finanças, Informática para Internet, Comércio e Cooperativismo, na modalidade presencial e à distância. Já no próximo semestre, ingressa no campus uma nova turma para preenchimento de 40 vagas que estão abertas para o Curso Técnico em Comércio. As inscrições terminam no dia 28 de maio, através do site http://selecao.ifro.edu.br/.


     


    INFORMAÇÕES GERAIS


    Evento: Inauguração da primeira fase do Campus Jaru (liberação de recursos e vistoria das obras)


    Onde: Av. Vereador Otaviano Pereira Neto, 874 – Setor 2 – CEP: 76.890-000 – Jaru/RO


    Quando: dia 12 de maio às 16 horas.

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08