Portaljipa
  •  
  •  

Inscrições Prouni 2017 começam nesta terça-feira

nscrições do Prouni 2017 têm início no dia 31 de janeiro de 2017 (terça-feira). Foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) a data do in&iacu...

Educação

POR Paulo Portaljipa EM 06/06/2017 ÀS 18:29:23

Inscrições Prouni 2017 começam nesta terça-feira

nscrições do Prouni 2017 têm início no dia 31 de janeiro de 2017 (terça-feira). Foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) a data do início do período de inscrição Prouni 2017. O Programa Universidade para Todos é considerado o maior programa de bolsas na educação brasileira. Foi iniciado no ano de 2004 pelo Governo Federal e institucionalizado por lei no dia 13 de janeiro de 2005.


Como todos os programas educacionais o Prouni 2017 exige nota mínima para poder se inscrever. É preciso que o estudante tire 450 pontos em Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática e suas tecnologias e Linguagens e código, além de obter nota maior que zero na redação. Entretanto, além desta possui outras exigências que apresentaremos no decorrer do artigo.


As inscrições para o Prouni 2017 estarão disponíveis a partir do dia 31 de janeiro. Esta edição do programa terá duas chamadas e as bolsas remanescentes serão redistribuídas por meio de lista de espera. Os candidatos só concorrerão a vagas para instituições privadas de educação disponíveis no sistema de participação no MEC.


Como se inscrever no Prouni 2017


O programa não possui taxa, pois em algumas situações o candidato efetua o pagamento ao se cadastrar no Enem. Para poder se inscrever no Prouni 2017 só será possível através da internet no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/. Outra exigência é que o estudante não poderá ser portador de diploma do ensino superior.



Deverá acessar o link acima com o número de inscrição do Enem 2016 e a senha. Caso não tenha em mãos, deverá acessar a página do exame e efetuar o pedido de uma senha provisória. Com as informações apresentada o sistema do Prouni 2017 terá acesso a nota obtida e dados pessoais assim saberá se está apto a se inscrever.


O sistema só estará disponível durante o dia, pois na madrugada encerrará as inscrições para atualização. Pela manhã está disponível e os candidatos terão acesso a lista com os pré-selecionados.


Além da nota obtida pelo método de avaliação do MEC o candidato deverá atender uma das condições para se inscrever na chamada regular:



  • Concluir o ensino médio em escola de rede privada, mas na condição de bolsista integral;

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola de rede pública;

  • Ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura;

  • Ser portador de deficiência;

  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola de rede pública; todavia concluir em escola privada no efetivo exercício de bolsista integral.


Para utilização das bolsas remanescestes basta ter participado do Enem 2010 em diante ou ser professor da rede pública de ensino e disposto a concorrer apenas em cursos de licenciatura.


Inscrições Prouni 2017 começam nesta terça-feira


participante do Prouni 2017 deverá optar no decorrer da inscrição dois tipos de curso, sendo informado em ordem de preferência. Esta exigência é para que ao acionar a lista de espera o candidato concorrerá apenas a primeira opção. Além das vagas os estudantes deveram informar a modalidade de concorrência.


Limite das bolsas e Resultado do Prouni 2017


Para concorrer as bolsas integrais do Prouni 2017 o estudante deverá obter renda salarial bruta mensal de até um e meio por pessoa. Para as bolsas parciais o estudante precisa renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.


O resultado do Prouni 2017 primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro. A matrícula e comprovação das informações deverá ser feita entre 6 a 13 de fevereiro diretamente na instituição para o qual o participante foi selecionado.


Já a segunda chamada será divulgada no dia 20 de fevereiro, com matrícula e comprovação das informações entre 20 e 24 de fevereiro.


O resultado só poderá ser válido na data estabelecida no edital, pois a lista de pré-selecionados é atualizada com base no número de vagas e quantidade de estudantes inscritos naquele curso, ou seja, poderá sofrer alterações diariamente.


Para visualizar o resultado do Prouni 2017 basta acessar a página de acompanhamento onde possui todas informações do candidato, nas instituições que informou na inscrição ou através do MEC pelo 0800 616161. Comparecer na instituição antes do resultado é importante para se atualizar sobre os documentos exigidos para iniciar a matrícula.

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa